Foram divulgados os resultados da nona edição da Pesquisa Games Brasil, levantamento anual sobre o mercado de jogos no país. Entre os dados, temos um crescimento geral no público brasileiro de games: 74,5% da população jogou algum game em 2022, um crescimento de 2,5% em relação a 2021, e também a maior marca desde que a pesquisa começou.
Também cresceu o número de indivíduos que consideram os games como sua principal fonte de entretenimento: 76,5% no total, uma alta de 8,5% em comparação ao ano anterior.
Qual o perfil do gamer médio?
Com os dados obtidos, a Pesquisa Games Brasil aponta um perfil geral dos gamers brasileiros, incluindo idade, classe social e plataforma de maior preferência.
Confira abaixo:
Carlos Silva é sócio da Go Gamers, uma das empresas responsáveis pelo estudo, e explica alguns pontos da pesquisa como a questão da idade do público:
“O que o levantamento nos diz é que não existe idade para jogar jogos eletrônicos, uma vez que a diferença percentual entre as mais variadas faixas de idades é equilibrada. Pessoas entre 30 e 34 anos, por exemplo, representam 12,9% dos jogadores no Brasil, e quem tem de 35 a 39 anos representa 11,2% do público”, afirma Carlos.
Ainda, é importante destacar que a maior parcela do público se identifica como preta ou parda (49,4%), seguidos pelas pessoas brancas (46,6%).
Impacto da pandemia no mercado dos games
Com o isolamento social, houve um crescimento natural no consumo de jogos: ao todo, 72,2% dos gamers afirmaram terem jogado mais no período em que ficaram em casa, com 57,9% tendo feito mais sessões de partidas online.
Por outro lado, mesmo com a alta do dólar a compra de jogos se manteve em alta: 36% do público diz ter adquirido ao menos três jogos no último ano, embora haja quem prefira não pagar pelos jogos; deste público, 40,2% das pessoas argumenta que os valores altos são o motivo.
Crescimento nos esportes eletrônicos
A pesquisa também indica um grande crescimento no público que conhece o cenário de esports: 81,2% passaram a saber sobre a modalidade, um aumento de 32,8% em relação a 2021.
Ainda, termos que não são diretamente do universo dos games, mas que podem se relacionar, como NFTs e Metaverso, também foram explorados pela pesquisa. Em ambos os casos, temos uma tendência de crescimento.
Confira abaixo:
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos