A ODDIK anunciou nesta quarta-feira (20/06) o encerramento das suas atividades no cenário de VALORANT. A organização estava no cenário desde julho de 2021, quando entrou com sua line-up mista. Segundo o comunicado da organização, a decisão foi tomada por conta do calendário da Riot Games para 2023, bem como pela insatisfação em outros assuntos não abordados.
“Esta decisão foi tomada por conta do fraco calendário para a temporada 2023, com o ano se encerrando em junho e as promessas de manter o cenário aquecido com campeonatos de outras organizadoras não se concretizando. Além de baixos números de audiência e algumas decisões questionáveis como, por exemplo, a falta de alguma ajuda de custo para os times poderem comparecer aos estúdios em dias de jogos e a falta de informações referentes ao calendário para temporada de 2024; entre outros motivos que não serão revelados aqui e que desgastaram a relação entre organização e desenvolvedora”, diz parte da publicação.
A organização lembrou que foi uma decisão difícil de se tomar, embora reforça que seja a atitude mais correta. Por outro lado, a ODDIK lembra que caso a Riot ofereça um modelo de negócios mais atraente, um retorno pode acontecer.
“Foi uma resolução difícil, porém acreditamos ser o melhor caminho para os próximos passos da organização. Com a saída do Valorant, a Oddik irá investir ainda mais no CS:GO e estará atenta a oportunidades para entrar em novas modalidades. Caso a Riot Games volte atrás em algumas decisões e apresente um calendário forte e atrativo não só para as organizações mas também para o público, a Oddik com certeza irá reavaliar esta decisão e estudará um retorno para a modalidade”.
Pausa em outros projetos
Em julho de 2022, a organização anunciou uma mansão com vários influenciadores criadores de conteúdo, a ODKASA. Inspirados em outras mansões dos esportes eletrônicos, a ODDIK trouxe jogos, conteúdos de entretenimento e convidados que com influência no cenário.
Porém, com a saída do cenário de Valorant, acontece também o fim das atividades da mansão e da line-up mista da organização, e agora os elencos serão mantidos até o fim desta etapa da Elite Cup e do Game Changers Brasil 2023.
Os integrantes da ODDIK também se pronunciaram sobre o assunto. Jogadores, influenciadores e a comissão técnica falaram da insatisfação com a Riot e também sobre a saída da organização:
Ao ser questionada sobre a saída da organização, a Riot Games se posicionou:
“Como organizadores, estamos constantemente buscando melhorar nossas competições, ouvindo o feedback dos jogadores, times e comunidade. Estamos realizando uma revisão no ecossistema do Tier 2, em termos de distribuição das competições no calendário competitivo, assim como entendendo junto aos times o que tornaria o ambiente mais competitivo e com maior engajamento para eles”, disse a desenvolvedora para o portal Mais Esports.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos