Presidente do COI concorda com os esports no ecossistema olímpico, mas aponta detalhes a serem melhorados
Texto por Vitor Santos
Kirsty Coventry, nova presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), falou recentemente em sua campanha a respeito dos esports, citando que estes podem ser “utilizados pela entidade de forma estratégica para o futuro do Movimento Olímpico, desde que sejam mantidos os valores olímpicos”.
Durante um evento na Associação Internacional da Imprensa Esportiva (AIPS), Coventry reconheceu que o esporte eletrônico vem tendo um considerável crescimento, apontando ainda a importância do setor para atrair nova audiência, especialmente o público jovem.
“Os esports estão crescendo rapidamente, mas precisamos definir nosso papel e garantir que nossos valores permaneçam intactos. Não se trata de substituir o esporte tradicional, mas de entender como nos conectar com as novas gerações”, afirmou.
A nova presidente do COI, em seu manifesto de campanha, apontou os Jogos Olímpicos de Esports como uma ferramenta essencial para alcançar novos públicos e diversificar as fontes de receita da entidade. De acordo com ela, a iniciativa pode ajudar a modernizar a entidade sem comprometer seus princípios.
Porém, mesmo concordando que os esports devem estar presentes no ecossistema olímpico, Coventry enfatizou que ainda existem desafios a serem superados. Entre eles, a presidente cita a falta de uma governança esportiva centralizada, bem como algumas disparidades entre o cenário competitivo dos games e as modalidades esportivas tradicionais.
Aprovada no ano passado, a primeira Olímpiada dos Esports estava marcada para este ano, mas foi adiada para 2027. As primeiras edições do evento acontecerão na Arábia Saudita, graças a um acordo de 12 anos entre o COI e o Comitê Olímpico Saudita.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!