O novo ministro do Esporte, André Fufuca, anunciou em entrevista ao Globo Esporte (ge), que a pasta agora terá uma diretoria ligada aos esports. Vale ressaltar que a decisão do novo chefe do ministério diverge da antecessora, Ana Moser, que havia afirmado que “os jogos de videogame disputados competitivamente não são um esporte”.

O agora ministro reconhece que a indústria do esporte eletrônico vem crescendo e movimentando cifras relevantes, fatos que motivaram a criação de uma área dedicada aos esports:
“Tenho uma visão um pouco diferenciada em relação a esse assunto. A gente considera, sim, os esports como um esporte. A gente vê a capacidade e amplitude que ele tem. Você pode ver a quantidade de torneios que tem em território nacional. É impossível fechar os olhos em relação a essa temática e nós iremos, sim, tratar como esportes, como eu acho que deva ser”, afirmou André Fufuca.
A fala de Ana Moser gerou polêmica entre a comunidade dos esports, por esta ter uma visão divergente da apresentada pela ex-ministra ao considerarem que a modalidade é, sim, um esporte. A então ministra também rebateu as diversas críticas vindas das redes sociais sobre o assunto, lembrando que o esporte eletrônico deveria ser tema de assuntos “intersetoriais”, não ficando sob a responsabilidade de apenas um dos ministérios.
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos