Mercado esports: ESL e FACEIT se unem em acordo bilionário
A ESL e a FACEIT, duas gigantes mundiais dos esports, revelaram nesta segunda-feira (24/01) que estão se unindo após terem sido compradas pela Savvy Gaming Group.
A empresa compradora é financiada por um fundo de investimento saudita, ligado ao príncipe herdeiro Mohammad bin Salman. O valor da compra é de 1,5 bilhão de dólares, cerca de 8,2 bilhões de reais na conversão atual.
Em nota para a imprensa, as duas empresas citaram que vão continuar a operar de formas independentes:
“Nossas marcas FACEIT, DreamHack, ESL, ESEA e Badlion continuarão operando como antes”, explica. “Trabalhando juntos dentro do mesmo grupo, estamos em melhor posição para fazer investimentos de longo prazo e criar fortes sinergias em vários produtos para apoiar o desenvolvimento de jogos competitivos”, completa.
A compra ainda depende de aprovação, mas deve acontecer ainda em 2022. Porém, o fundo de investimentos em questão já teve resistência por parte de outras empresas no ramo dos esports: em 2020, casters da LEC se recusaram a ir ao ar depois que uma parceria da liga europeia de League of Legends foi fechada com a NEOM, empresa conhecida por ter criado cidade planejada na Arábia Saudita com um investimento de 500 bilhões de dólares.
A parceria foi desfeita após protestos de casters e jogadores, devido à várias denúncias relacionadas ao país violar direitos humanos defendidos pela liga europeia.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: