BTSBrasilTV

LTA Sul começa em 25 de janeiro de 2025; saiba o que muda na nova liga do LoL

Cada uma das regiões da LTA terá oito equipes, sendo uma convidada

Por Vitor Santos

Falta pouco mais de um mês para o início da League of Legends Championship of Americas (LTA), que irá englobar as equipes da América do Norte, América Latina e Brasil em uma mesma região do cenário competitivo. Com isso em mente, trazemos nesta matéria os detalhes sobre a nova liga: como funcionará, o que muda, etc.

Segundo a Riot Games, os novos logos da LTA, LTA Norte e LTA Sul (acima) foram criados para celebrar as heranças e o futuro dessas conferências competitivas. Os logos da LTA Norte e da LTA Sul foram inspirados por suas identidades prévias como LCS e CBLOL, homenageando as histórias e conquistas de cada região.

A LTA Norte e a LTA Sul contam cada uma com oito equipes, sendo que a LTA Norte tem 6 equipes parceiras da LCS, uma equipe parceira da LLA e uma equipe convidada, formando uma interessante mistura entre campeões já estabelecidos e novos talentos.

De forma semelhante, a LTA Sul é composta por 6 equipes parceiras do CBLOL, uma equipe parceira da LLA e uma equipe convidada, criando uma dinâmica que destaca tanto as organizações com um vasto legado no Brasil quanto a crescente presença de equipes da América Latina.

Formato de 2025

Como dito acima, o formato da LTA em 2025 engloba duas conferências: a LTA Norte, sediada em Los Angeles, e a LTA Sul, sediada em São Paulo. Cada conferência competirá ao longo de três Etapas únicas no ano, com o público assistindo às partidas presencialmente.

De acordo com a Riot Games, “os novos formatos foram projetados para fomentar rivalidades regionais, ao mesmo tempo em que encorajam competições entre as regiões, asseguram a integridade competitiva e trazem emoção aos fãs nas Américas”.

Etapa 1

A primeira Etapa da LTA começará com os times de cada conferência competindo em um torneio de eliminação dupla e melhor de 3 no formato Fearless Draft, no qual as equipes se enfrentam dentro da própria conferência. Ao final desta fase, os 4 melhores times da LTA Norte viajarão ao Brasil para competir contra os 4 melhores da LTA Sul.

Essa fase será um torneio de eliminação simples com as 8 melhores equipes, continuando no formato melhor de 3. A Final será jogada em uma melhor de 5, e o vencedor ganhará uma vaga em um novo evento internacional.

Etapa 2

Na Etapa 2, as equipes jogarão no formato ida e volta, todos contra todos em melhor de um, com as 6 melhores equipes de cada conferência entrando em um chaveamento de eliminação dupla para os Playoffs, com os vencedores sendo coroados campeões das conferências e recebendo uma vaga no MSI como representantes da LTA.

Etapa 3

A terceira e última Etapa terá um formato completamente inédito, chamado sistema “Pick & Play”: após cada semana de campeonato, as equipes selecionarão, ao vivo e no palco, seus oponentes para a próxima semana.

Os confrontos iniciais serão determinados com base nas classificações da Etapa 2, e após cada semana, as equipes com os piores históricos de partidas e séries terão a chance de enfrentar equipes com históricos melhores.

As equipes não poderão desafiar uma equipe contra a qual já jogaram, com a classificação da Etapa 2 sendo o critério de desempate.

Após três semanas de Pick & Play, ocorre a fase eliminatória com as quatro equipes da metade inferior da tabela lutando para permanecer vivas, enquanto as quatro da metade superior estão seguras. Posteriormente, o sistema de escolha é invertido, permitindo que as equipes da parte de cima escolham seus adversários.

Ao final da semana 6, restarão apenas três equipes de cada conferência, com os seeds 1 do Norte e do Sul se classificam para o Worlds e as melhores equipes do Sul viajando para o Norte para os Playoffs das Américas. Nesta ocasião, estará em disputa a terceira vaga ao Mundial, além do inédito troféu da LTA.

Ainda de acordo com a Riot Games, o local dos eventos principais será alternado entre as conferências, com os Playoffs da Etapa 1 de 2025 acontecendo no Brasil, e o Campeonato Regional das Américas, na Etapa 3, acontecendo na América do Norte. Segundo a desenvolvedora, esta dinâmica garante que fãs de toda a região possam prestigiar a competição tanto ao vivo quanto em oportunidades de viewing parties, independente de onde as Finais venham a acontecer.

Siga a BTSBrasilTV no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Rolar para cima