Neste último final domingo (27/02), aconteceu a grande final do IEM Katowice, com G2 e FaZe disputando o título. O combate ficou marcado pelo grande nível de ambos os lados, já que o título da FaZe só veio após três mapas e seis prorrogações (Inferno 19-15, Mirage 31-27 e Dust2 16-14).
Porém, a partida também ficou marcada por um recorde: o de partida não-Major mais vista na história do CS:GO, com 1,12 milhão de pessoas acompanhando a disputa ao vivo.
Ainda, o jogo teve Finn “karrigan” Andersen levantando um troféu na Spodek Arena pela primeira vez em sua terceira grande final, e Helvijs “broky” Saukants ganhando seu primeiro prêmio de jogador mais valioso (MVP).
Este recorde de audiência quebra um número anterior do IEM Katowice, estabelecido durante o IEM Katowice 2020: na ocasião, o evento teve 1 milhão de espectadores, sendo que o torneio foi o último a ser realizado na Spodek Arena; por conta da pandemia de Covid-19, a edição de 2021 aconteceu em formato online.
O pico de 1,12 milhão de visualizações durante a final do IEM Katowice 2022 faz com que este seja o quinto maior evento da história do CS:GO em termos de pico de audiência, atrás de quatro Majors: IEM Katowice Major 2019, ELEAGUE Major 2018, ELEAGUE Major 2017 e o Major mais recente, PGL Major Estocolmo, quando um respeitável público de 2,7 milhões de pessoas viu o time da G2 perder para a Natus Vincere de Aleksandr “s1mple” Kostyliev.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos