HUNDEN é suspenso do CS:GO por compartilhar estratégias da Heroic

A Esports Integrity Comission (ESIC) suspendeu o treinador Nicolai “HUNDEN” por dois anos das competições de CS:GO. A decisão veio após o órgão investigar uma série de denúncias de que o dinamarquês tenha compartilhado o livro de estratégias da Heroic, seu time na ocasião, com um adversário da IEM Cologne de Counter-Strike: Global Offensive.

A punição foi divulgada na manhã desta sexta-feira, 25/08, com a ESIC informando que o treinador está proibido de participar das competições parceiras, como campeonatos da ESL, DreamHack e BLAST, no período entre 25 de agosto de 2021 e 24 de agosto de 2023.

Hunden atuando pela MAD Lions na IEM Katowice em 2020 — Foto: Bart Oerbekke/ESL
HUNDEN durante a IEM Katowice 2020, atuando pela MAD Lions

A investigação conduzida pela ESIC incluiu análise do material compartilhado, entrevistas e discussões com os envolvidos e até um relatório forense feito por uma empresa de tecnologia especializada.

A comissão concluiu que HUNDEN compartilhou informações com o time adversário que mostravam todo um material “anti estratégico” preparado de maneira prévia para outros times, além de “informações sensíveis e potencialmente usáveis”.

O time, porém, não chegou fazer uso do material, não chegando nem a acessá-lo na prática. O nome da equipe não foi revelado, mas a ESIC afirmou que HUNDEN estava negociando uma transferência para o time; vale lembrar que, recentemente, o treinador teve seu nome ligado à Astralis.

Embora tenha se concluído que o compartilhamento não comprometeu a integridade competitiva da IEM Cologne, a ESIC entendeu que a atitude de HUNDEN comprometeu seu contrato com a Heroic, sua negociação com o adversário e a participação dos dois times do campeonato, e por isso a suspensão foi aplicada.

A suspensão de dois anos já havia sido antecipada por HUNDEN em uma entrevista com o canal dinamarquês TV2. Na ocasião, o treinador também alegou que alguns de seus comandados da Heroic sabiam que ele tinha abusado do já conhecido “bug do coach” no ano passado, mas não quis dar nomes. Ainda, o comentarista Jacob “Pimp” disse que tinha evidências de que HUNDEN está falando a verdade.

Agora, além da suspensão da ESIC e da entrevista polêmica, HUNDEN também está em uma batalha judicial com a Heroic por conta do vazamento.

Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: