BTSBrasilTV

GuardiaN anuncia aposentadoria do Counter-Strike

GuardiaN jogava desde 2006 e agora focará em fazer lives

Texto por Vitor Santos

Ladislav “⁠GuardiaN⁠” Kovács está oficialmente aposentado. O lendário AWPer eslovaco anunciou na última terça-feira (04/03) que sua carreira de quase 20 anos no Counter-Strike chegou ao fim, e que agora planeja focar em fazer lives.

“Foi uma decisão difícil de se tomar. Quando você passa metade da sua vida competindo em torneios e voando ao redor do mundo, você fica exausto(…) era hora de focar em outra coisa na vida”, disse GuardiaN em um vídeo publicado pela BC.Game.

“Não estou triste, fiz tudo o que pude nos esports. Já estive em Majors, estive em finais de Major, ganhei torneios, tive times incríveis (…) fiz tudo. Não tenho um troféu de Major, mas isso não é tudo o que preciso para ser feliz”, disse GuardiaN entrevista à HLTV.

A carreira do eslovaco começou em 2006 pela Reason Gaming, ainda na era. O auge de GuardiaN veio no período do CS:GO, quando o AWPer passou por times de peso como NAVI e FaZe. Ao longo de sua carreira, o eslovaco esteve em 14 Majors de CS:GO, sendo vice-campeão em 2025, 2016 e 2018.

Em 2015, GuardiaN chegou a ficar em segundo lugar no ranking da HLTV, tendo aparecido seis vezes entre os 20 melhores do mundo. Em sua vitoriosa carreira, o eslovaco venceu torneios como ESL One New York, ESL One Belo Horizonte, IEM Sydney, EPICENTER 2018 e ECS S4 Finals.

Recentemente, GuardiaN teve um período movimentado em sua carreira: em junho de 2024, o eslovaco foi anunciado como treinador da BC.Game. Em novembro, ele voltou a atuar como jogador, vencendo a United21 S23 e a European Pro League Division 2 neste período. Já em janeiro deste ano, o jogador foi posto no banco de reservas da equipe, onde ficou até a aposentadoria.

Siga a BTS Brasil no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Rolar para cima