Governo saudita cria a Copa do Mundo de eSports

O governo saudita anunciou a criação da Copa do Mundo de eSports, com diversas modalidades e premiações milionárias que devem ser as maiores já vistas na história do esporte eletrônico. O torneio será realizado pela ESports World Cup Foundation, entidade recém-criada sem fins lucrativos com o objetivo de aumentar ainda mais a popularidade dos esportes eletrônicos.

Embora não tenham sido divulgadas muitas informações sobre como o evento irá funcionar, sabe-se que acontecerá como um substituto do Gamers8, torneio cujas premiações chegavam a mais de 225 milhões de reais e teve 12 modalidades, entre elas Counter-Strike, FIFA 23 e Dota 2.

Copa do Mundo dos eSports acontecerá na Arábia Saudita com premiações milionárias

A lista das modalidades que estarão presentes na Copa do Mundo também não foram divulgadas, embora se imagina que seja algo semelhante ao que foi visto no Gamers8. De acordo com rumores, há a possibilidade de um torneio de League of Legends, com a Riot Games já estudando como desenvolver a competição. Porém, há um empecilho: as competições de LoL acontecem em circuito fechado, sem que as equipes possam disputar outros campeonatos enquanto acontecem as competições oficiais.

Ainda, vale ressaltar que o governo saudita está construindo uma “cidade futurista” chamada NEOM, que planeja receber 100 milhões de visitantes ao ano, e que possui acordos com grandes organizadores de torneios de esports; entre eles, a LEC (liga europeia de League of Legends) e a BLAST, organizadora de torneios de Counter-Strike.

Arábia Saudita e os investimentos no esporte

Recentemente, a Arábia Saudita vem investindo no futebol, e recentemente intensificou seus esforços em relação aos esportes eletrônicos. Por conta disso, o príncipe Bin Salman declarou que a Copa do Mundo de eSports é o passo principal para o país se tornar referência no mundo todo em esportes eletrônicos.

A ideia do investimento é diversificar a economia do país, que hoje depende basicamente do petróleo, sendo para muitos ainda uma tentativa de melhorar a imagem internacional do reino saudita, por conta de escândalos e acusações envolvendo torturas, execução de opositores e violações de direitos humanos em geral.

Siga a BTS Brasil no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: