Global Esports Federation inicia Aliança Global pela Educação

A Global Esports Federation (GEF) anunciou a Aliança Global pela Educação. A GEF se trata de uma organização internacional que busca promover a credibilidade, a legitimação e o prestígio dos esports pelo mundo.

Agora, seu mais novo projeto é a Aliança pela Educação (GEF Education Alliance), cuja meta é reunir líderes para impulsionar os cenários da Educação e dos esports, consequentemente desenvolvendo programas com o objetivo de fornecer serviços à comunidade de esports, bem como criar uma nova geração de atletas e profissionais do meio.

Iniciativa da Global Esports Federation visa trabalhar em projetos de inclusão digital para desenvolver os esports como um todo

Os países responsáveis pelo projeto são oito ao todo: Cingapura, China, República Dominicana, Japão, Arábia Saudita, Reino Unido, EUA e o Brasil.

Faisal bin Bandar bin Sultan Al Saud, Conselheiro e Presidente da Comissão da Educação, da Cultura e da Juventude, comentou sobre o projeto:

“Os esportes eletrônicos formam uma das indústrias mais dinâmicas do mundo e estão presentes em diversos aspectos na cultura jovem de hoje. Os dois mundos – esports e educação – convergem naturalmente, apresentando novas e incríveis oportunidades de carreira em tecnologia, economia criativa e gestão de esports em todo o mundo. A Global Esports Federation e suas federações filiadas reconhecem este desenvolvimento emergente e, junto com nossos parceiros, iniciaram programas inovadores para preparar os jovens para carreiras em esportes, educação e treinamento de desenvolvimento de habilidades para esta nova era digital”, declarou Faisal.

O primeiro projeto a ser realizado pelo grupo será a preparação para o Global Esports Games de Cingapura 2021. Além disso, vários Workshops de Desenvolvimento Comunitário serão feitos com o objetivo de aumentar as capacidades dos líderes dentro da comunidade de esports, com troca de conhecimento, compartilhamento de experiências e aprendizado das melhores práticas.

Sobre a participação do Brasil no projeto, o país é um dos fundadores através da Confederação Brasileira de Games e eSports, representante oficial da GEF no país, e tem como objetivo o fomento e a regulamentação do desporto e do paradesporto eletrônico no Brasil.

Ainda, a Confederação visa promover a inclusão digital e “gameficada”, alavancando iniciativas culturais e educacionais, bem como trabalhar em conjunto com entidades municipais e estaduais de administração do desporto, pensando no desenvolvimento do esporte eletrônico brasileiro como um todo.

O presidente da CBGE, Paulo Ribas, destaca a participação do país no projeto:

”Os jovens brasileiros, além de serem ótimos jogadores, também possuem uma capacidade intelectual gigantesca que pode ser explorada. Os jogos eletrônicos proporcionam diversas áreas de atuação além da profissão de atleta e queremos apresentar esse mundo aos nossos talentos”, disse Paulo.

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Texto por Vitor Santos

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