Football Manager: Wayne Rooney fala sobre usar o jogo para encontrar talentos na vida real

Considerado uma lenda do futebol inglês, Wayne Rooney revelou que vem usando o jogo Football Manager para encontrar novos talentos no futebol real. Em entrevista ao jornal americano The Times, o técnico do D.C United explicou como funciona, ressaltando que há um acordo com os donos do game no qual informações sobre jogadores são repassadas para o técnico e o time em troca de publicidade.

“Grande parte do mercado é na América do Sul, e fizemos um acordo com o Football Manager, onde damos a eles uma publicidade e eles nos dão acesso aos olheiros, 11 ou 12 deles, que eles usam em diferentes lugares do mundo para ajudar. Eles criam o jogo. José Mourinho fez algo semelhante no passado”, detalhou Rooney na entrevista.

Rooney é anunciado como técnico do DC United — Foto: Reprodução/Twitter
Wayne Rooney atualmente comanda o D.C United, do futebol estadunidense

Um exemplo de nome que pode estar chegando ao time de Rooney em breve é o brasileiro Gabriel Pirani: o meio-campo do Fluminense possui uma avaliação de potencial alta no Football Manager, o que soa como um possível sinal verde para o técnico autorizar as negociações com o clube carioca.

O Football Manager é um simulador de gerenciamento da vida de um treinador de futebol, desenvolvido pela Sports Interactive. Diferente de jogos como FIFA e eFootball, o jogador não controla o time em campo no Football Manager, e sim entra na pele de um treinador de futebol, vivendo o dia-a-dia à frente de uma equipe.

Will Still comanda o Stade de Reims, da França — Foto: Arquivo Pessoal
Will Still, técnico do Reims, atualmente na primeira divisão francesa

A dinâmica e a complexidade do jogo fazem com que profissionais como Wayne Rooney passem a buscar por mais informações do game para aplicações práticas na vida real. Outros tiveram a chance de iniciar uma carreira no futebol graças ao jogo: Will Still se tornou técnico profissional após anos de experiência no jogo de simulação.

“Nunca pensei que o Football Manager tivesse influenciado minha carreira na vida real, mas pensando agora, definitivamente teve. Fiquei obcecado por isso quando criança, e jogar provavelmente acendeu o fogo em mim que tenho agora como treinador na linha lateral. Em qualquer momento da minha vida, se alguém tivesse me dito que eu seria o técnico de um time da Ligue 1 aos 30, eu teria dito a ele para me dar um soco na cara”, declarou o técnico, que em 2023 terminou em 11º na primeira divisão francesa.

Siga a BTS Brasil no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: