A Evolution Championship Series Japan é um dos principais campeonatos do calendário de várias modalidades de Fighting Games
Texto: José Victor “Jasam” Almeida
Neste último domingo (11), terminou a Evolution Championship Series:Japan 2025. O tradicional evento reuniu dezenas de milhares de competidores em mais de 20 modalidades. O Brasil foi representado em pelo menos três: Street Fighter 6, Tekken 8 e Guilty Gear -STRIVE-. Apesar de nenhum ter alcançado o top 10, diversos brasileiros tiveram bons desempenhos e alcançaram vitórias surpreendentes, aumentando a boa fase atual da cena nacional de Fighting Games.
Street Fighter 6
O melhor resultado geral brasileiro na EVO Japan veio no Street Fighter 6. Zangief_bolado, que defende a organização 2Game, ficou na décima terceira colocação. Para além da boa colocação final, o atleta teve ótimos desempenhos superando grandes adversários como Tokido e Caba. Ambos foram derrotados pelo brasileiro pelo placar de 2 a 1. Ao todo Zangief_bolado disputou 11 séries, ganhando nove e perdendo apenas duas.
Ainda no SF6, dois outros representantes do Brasil ganharam jogos memoráveis: Brayan_Job e Juninho-RAS, que também representam a 2Game, terminaram empatados na 49ª posição finalizando as campanhas com sete vitórias e duas derrotas. Os dois venceram adversários notáveis pelo placar de 2 a 1. Brayan_Job ganhou do representante da Liquid Nephew, enquanto Juninho-RAS superou Dogura.
Vale mencionar também o desempenho do chileno Blaz, que apesar de não ser nascido no Brasil, tem muito carinho e respeito da comunidade e dos fãs brasileiros. Blaz, que tem apenas 15 anos, é o atual vice-campeão da Capcom Cup. Isso fez com que muitos fãs depositassem grandes expectativas nele nessa EVO, o que pode ter feito alguns deles se decepcionar com o “apenas” 33° lugar. A posição final de Blaz é longe de ser ruim, ainda mais levando em consideração quão extenso e cansativo é o formato do torneio. O chileno é outro que venceu sete partidas e perdeu duas.
Sasamo, DonLucas (que agora está jogando com um nick em japonês, ドンルーカス), Marglon, Keoma e UrameshiY são outros atletas brasileiros que competiram na modalidade de SF6 da EVO Japan. Eles terminaram respectivamente nas 129ª, 1025ª, 1537ª, 2049ª e 4097ª colocações.
Diversas partidas dos jogadores da 2Game estão sendo publicados no canal do YouTube da organização.
Tekken 8
No Tekken 8, o melhor resultado brasileiro ficou por conta de Doomorelha, da 2Game. O jogador terminou na 129ª após obter quatro vitórias e duas derrotas. A representação da bandeira verde e amarela ainda contou com Bomber e Boromix, que, infelizmente, foram eliminados após amargarem duas derrotas consecutivas. Com os resultados, Bomber e Boromix ficaram na 769ª
Guilty Gear -STRIVE-
Enquanto isso no Guilty Gear -STRIVE-, o representante brasileiro foi novamente DonLucas, que, como citado anteriormente nesta matéria, também competiu no Street Fighter. O atleta alcançou uma win e duas loses nessa modalidade, assim, finalizando na 385ª colocação. Importante notar a diferença na quantidade de competidores em cada categoria. Guilty Gear, dentre os três jogos mencionados, foi o que contou com menos participantes, um total de 693. Na sequência, vem Tekken 8, que contou com 982 inscritos na competição. Já o Street Fighter 6 teve número recorde de competidores em um único torneio. Ao todo foram 7.195 inscrições, superando em 112 o recorde anterior, também um torneio de SF6 mas na EVO 2023.
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e X e fique por dentro de tudo nos esports!