Evento ‘E-Sports & Jogos de Habilidades Mentais’ bate recordes de público da SECAP

Nesta quinta-feira, 16/09, o futuro dos jogos de habilidade no Brasil foi o tema principal do evento “eSports & Jogos de Habilidades Mentais”, o qual reuniu mais de 15 mil pessoas ao vivo em uma transmissão online no YouTube.

O número de pessoas na live, inclusive, foi considerado um recorde absoluto, de acordo com a Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (SECAP), órgão vinculado ao Ministério da Economia que organizou o evento; o maior Webinar até então realizado pela Secretaria havia recebido cerca de 300 visualizações. 

Evento voltado aos esports e jogos de habilidade estabeleceu um recorde absoluto de público nas lives da SECAP

Entre os participantes do debate, estiveram presentes: o Secretário da SECAP, Gustavo Guimarães; o Presidente da Confederação Panamericana de Poker (CPPD) e da Associação Brasileira de Jogos de Habilidade (ABJH), Igor Federal Trafane; e o empresário Leo Di Biase, CEO da ESL e fundador da BBL, uma das maiores empresas de esporte eletrônico do mundo.

Gustavo Guimarães abriu o evento reforçando a importância do governo discutir o assunto neste momento. Para ele, é um atraso não olhar para o desenvolvimento de novas tecnologias e novas formas de manifestação social:

“Estamos diante de uma janela de oportunidade para o avanço regulatório de Jogos de Habilidades no país, onde o raciocínio lógico, a capacidade cognitiva, o intelecto e outras habilidades do jogador prevalecem sobre o acaso. Temos um mercado promissor e na ascendente, que pode estimular a atividade econômica pós-pandemia, atraindo investimentos, realizando grandes eventos, gerando negócios, emprego, renda, arrecadação e, por que não, entretenimento”, afirmou o secretário.

Ele completa falando da importância que os esports tem para o aspecto cognitivo das pessoas:

“Além disso, devemos levar em conta como os esports ampliam a capacidade cognitiva dos indivíduos. Esse é um aspecto fundamental, mas que por vezes pode passar despercebido, que é a formação de capital humano tão importante para as sociedades modernas.”, completou Gustavo.

O número impressionante da audiência de ontem não passou despercebido pelo sub-Secretário, Waldir Marques: 

“Foi o maior Webinar já realizado pela SECAP e pelo Ministério da Economia como um todo. Provavelmente um dos maiores da história do Governo”, ressaltou.

As hashtags #JogosDeHabilidade e #RegulaSecap foram utilizadas para criar engajamento sobre o assunto durante o evento, chegando a ficar entre os assuntos mais comentados da internet no dia.

Igor Federal Trafane, um dos maiores nomes do poker nacional e o grande responsável pelo desenvolvimento do esporte no Brasil, também defende a regulamentação da atividade, argumentando que a mesma “vai permitir ao país ter uma atividade econômica capaz de movimentar muitos investimentos, receitas, impostos e gerar milhares de empregos, além de gerar novas divisas, reconhecer profissionalmente os jogadores e consolidar campeonatos e competições por todo o território nacional, difundindo ainda mais o esporte e abrindo novas frentes para a Economia”.

Leo Di Biase finalizou lembrando aos convidados que os esportes eletrônicos viraram uma febre e hoje movimentam mais de 215 milhões de fãs pelo mundo, sendo 10% aqui no Brasil, citando números de pesquisas recentes.

“Assim como o poker e os demais esportes de habilidade, os esportes eletrônicos ainda sofrem com a falta de uma política regulatória. Nosso mercado é enorme, então temos que protegê-lo e achar maneiras junto ao legislativo e executivo para ele ser para frente, progressista, liberal, sem barreiras e com mais incentivos, para que possamos crescer cada vez mais”, finalizou Di Biase.

Após a apresentação, houve uma sessão de perguntas e respostas, enviadas pelos convidados. A live pode ser conferida na íntegra no Youtube da SECAP.

Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: