Esports: projeto de lei visa regulamentar a prática no Espírito Santo

O setor de esporte eletrônico no Espírito Santo pode apresentar novidades em breve. A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Alesc) recebeu um projeto de lei (PL) que visa incentivar a prática, bem como regulamentar todos os adeptos como atletas.

De acordo com o texto, a regulamentação dos esportes eletrônicos fará com que atletas tenham mais chances para que uma legislação voltada especificamente aos esports seja criada, para que os mesmos funcionem como as demais categorias esportivas.

Segundo aponta uma matéria da Folha Vitória, o projeto ainda salienta que o Espírito Santo já possui status de fomentador da atividade esportiva para Confederação, Federação e outras organizações que ajudam a normatizar a prática competitiva da modalidade.

Além disso, o projeto busca estabelecer o dia 24 de junho como o Dia Estadual do Esporte Eletrônico. A marca remonta a criação da Atari, uma das empresas que mais contribuiu para a popularização dos videogames.

Sobre a autoria do projeto de lei 

O deputado estadual Emílio Mameri (PSDB-ES) é o idealizador da proposta. O político capixaba explica que o projeto de lei também é feito com a intenção de auxiliar na melhoria das relações entre os atletas do segmento.

Emílio Mameri (PSDB), autor do projeto de lei sobre regulamentação dos esports no Espírito Santo

“O esporte virtual, bem como qualquer outra prática esportiva, tem a capacidade de fomentar a boa convivência humana e o desenvolvimento intelectual e cultural dos participantes. Regulamentando-o, estaremos potencializando essas capacidades e dando a oportunidade para que os atletas possam ter uma legislação como nos demais esportes. O crescimento do e-sport no Brasil nos motivou a regulamentar e incentivar a prática aqui no Espírito Santo”, explica Mameri.

Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: