Esports: pesquisa do Twitter mostra o potencial do Brasil neste mercado

O público dos esports, assim como o de qualquer modalidade esportiva, busca se informar a respeito do cenário competitivo, indo atrás o tempo todo de notícias, publicações de organizações e jogadores, resultados e etc. 

E, em meio a essa necessidade, o Twitter tem se mostrado como um ponto de referência para quem busca este tipo de informação. Conforme apontado em pesquisa feita pela rede social, o Brasil se tornou um epicentro do esporte eletrônico, graças a vários cases de sucesso observados recentemente.

Um exemplo é a LOUD, recentemente colocada como a equipe de esports mais comentada do mundo no Twitter, estando à frente de nomes gigantes do cenário como Fnatic, Team Liquid e G2. Falando de organizações brasileiras, inclusive, o Brasil tem paiN Gaming e FURIA no Top 10, com ambas estando em terceiro e sexto, respectivamente.

Além de ser a equipe mais comentada, a LOUD também lidera a categoria de “mais seguidores conquistados” em 2021, ocupando ainda a quinta posição em visualizações de vídeo na plataforma. Com tais números, fica nítida a importância de cada organização saber fortalecer a própria marca, trabalhando o conceito de sucesso além do resultados em partidas.

LOUD é a equipe de esports mais citada no Twitter, em um ranking que ainda conta com paiN e FURIA ocupando posições no top 10

De maneira mais geral, o Brasil aparece em quinto no ranking de países que mais tweetaram sobre games em geral ao longo do ano de 2021; o país fica atrás de Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul e Tailândia. Porém, o assunto é esporte eletrônico, o CBLOL se estabeleceu como o torneio mais comentado pelos usuários, no mundo inteiro, durante sua temporada. 

Inclusive, o CBLOL acaba ressaltando um ponto curioso: embora os times brasileiros de League of Legends ainda tenham dificuldades contra equipes de fora do Brasil, o público segue engajado e empolgado; a cada temporada que se passa, o show apenas aumenta, com o “hype” do público aumentando junto. Ou seja, embora o Brasil fique atrás nos resultados nos esports se mostra referência em produção de conteúdo e engajamento nesta mesma área.

CBLOL lidera o ranking do Twitter das ligas de esports mais comentadas na rede social

De acordo com dados do Twitter, ao todo foram contabilizados mais de 2,4 bilhões de Tweets sobre games no ano, 14% a mais do que em comparação com 2020. O quarto trimestre de 2021, inclusive, foi o trimestre com maior volume de conversas sobre o assunto na história da plataforma. 

Assim, também fica nítido que as conversas a respeito do mercado de games só aumentam, um clichê que vale ser lembrado sempre. Cada vez mais empresas entram neste mercado, com muitas ainda ficando para trás ao não enxergar as possibilidades que o mesmo traz.

Siga a BTS Brasil no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: