Esports: mercado supera indústria do cinema e da música

Os games já superaram o cinema, a música e o mercado de streamings, em termos de faturamento. Os valores da indústria de jogos ficam entre 120 bilhões e 160 bilhões de dólares, variando de acordo com o estudo e a fonte, embora todas concordem que a indústria dos games já vale mais que a indústria do cinema e da música juntas.

Indústria de games ganha primeiro Oscar com curta 'Colette' - Olhar Digital
Colette, produção feita para um jogo, venceu o Oscar de melhor curta-metragem

Vale lembrar que em 2021, inclusive, a indústria de games ganhou seu primeiro Oscar. O filme “Colette” levou o prêmio de melhor curta-metragem, sendo uma produção feita para um jogo que pode ser desbloqueada e baixada pelos jogadores, para ser depois assistida em um equipamento de realidade virtual.

Assim, nota-se que a indústria dos games não é feita apenas de números de visibilidade e público; os números de faturamento também não param de subir: segundo a Newzoo, o mercado de esports irá faturar US$ 1 bilhão pela primeira vez em 2021, superando em 14,5% o ano anterior.

A Newzoo ainda aponta que o Brasil é o terceiro país com maior público de esports, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Um exemplo disso é a cobertura da imprensa, que passou a dedicar programas e editorias com conteúdo relacionado ao esporte eletrônico, bem como os times de futebol de grande tradição que se lançaram neste mercado.

Abaixo, apresentamos um documento produzido pela Danthi Comunicações em parceria com a Unidas, que traz uma série de dados sobre o mercado dos esports. É um conteúdo que pode apresentar o mercado para quem não conhece, e dar maiores detalhes para quem já está inserido nele:

Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: