ESL diz que permitirá participação dos times em ambos os eventos
Texto por Vitor Santos
Nesta quinta-feira (20/03) a ESL se pronunciou sobre as equipes que participarão do PGL Astana e do IEM Dallas, abordando as consequências de jogar ambos os eventos, bem como as consequências para o próprio IEM Dallas em relação à programação e classificação.
In the interest of openness and transparency, we’re addressing how teams can participate in both #IEM Dallas and PGL Astana:https://t.co/1u4Dhy66b0 pic.twitter.com/ausmiyTgFa
— ESL Counter-Strike (@ESLCS) March 20, 2025
Atualmente, temos Eternal Fire, The MongolZ, G2, GamerLegion e FURIA estando confirmados para competir em ambos os eventos.
No comunicado, a ESL diz que permitirá a participação em ambos os eventos, mesmo com o “tremendo risco” de desistências, e que no caso de situações semelhantes no futuro a organizadora “tentará acomodar onde e quando possível, para que equipes e jogadores não percam oportunidades de competir”.
Recentemente, a presença das equipes em ambos os torneios passou a gerar discussões por conta do PGL Astana estar programado para terminar exatamente um dia antes do IEM Dallas. Dessa forma, as equipes que ficarem no top 4 do PGL Astana só poderão chegar a Dallas até 12:45 em 19 de maio, o que significa que estas perderão os compromissos de mídia e correrão o risco de perdas em caso de problemas de viagem.
Participação liberada em ambos os eventos
A ESL declarou que, inicialmente, informou às equipes que planejavam participar de ambos os eventos que isso não seria possível. Mas, após avaliar os planos de viagem apresentados pelas equipes confirmadas, a participação em ambos os eventos passou a ser permitida.
Ainda, a HLTV contatou a ESL para perguntar se as equipes podem ter recusado convites para qualquer torneio com base na posição inicial da ESL. A organizadora respondeu dizendo que “as equipes podem ter pegado as informações iniciais e tomado decisões em relação à participação no IEM Dallas ou não.”
Consequências para as equipes e o IEM Dallas
A declaração continua dizendo que, de acordo com as regras da ESL, as equipes serão multadas em 4 mil dólares (cerca de 22 mil reais) e terão 5% de seus prêmios deduzidos, caso não cumpram suas obrigações com a mídia. Isto também deve acontecer com as equipes que ficarem entre os quatro primeiros da PGL Astana.
Ainda, a ESL também reforçou suas regras sobre desistências: o primeiro mapa de uma partida será perdido 15 minutos após o horário de início designado, e a partida inteira será perdida 30 minutos após o horário de início designado.
Também é abordada a questão do agendamento e da classificação para o IEM Dallas: a classificação será feita em 6 de maio, mas a classificação não será determinada de fato até 16 de maio, após as quartas de final do PGL Astana terem sido jogadas.
Assim, os times que chegarem ao top 4 em Astana receberão a penúltima ou a última vaga de partida no primeiro dia do IEM Dallas.
ESL incentiva a cooperação entre organizadoras
A questão estabelece um precedente sobre como os organizadores do torneio lidarão com tais conflitos de agenda no futuro, sendo um ponto relevante se for considerar o calendário lotado dos próximos anos.
Quanto a isso, a ESL enfatiza que “essa situação não é ideal”, mas dá um tom de conciliação ao dizer que “permite que as equipes participem de ambos no espírito de apoiar a transição para um ecossistema aberto”, encorajando outros organizadores de eventos Tier 1 a entrar em contato quando situações semelhantes estiverem propensas a acontecer.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!