BTSBrasilTV

Dota: como o novo meta vem sendo construído?

Em meio a primeira semana do Dota Pro Circuit Tour 2, o novo meta vem começando a ganhar corpo, as equipes vem apresentando sua interpretação das atualizações do patch 7.31 em busca de somar pontos DPC para se garantirem no próximo TI.

Por estar no início, ainda vemos muitos resquícios do meta que se formou no longo patch passado, porém também já é possível notarmos mudanças nas prioridades de escolhas e banimentos das equipes.

Sempre vale lembrar que existem singularidades nos drafts de cada região: heróis que são priorizados no Sudeste Asiático, por exemplo, podem não ter o mesmo grau de importância na Europa ou na América do Sul. E caso tenham curiosidade sobre esse tópico, posso trazer uma matéria direcionada a esse ponto.

Mas, a proposta do texto de hoje é mostrar quais heróis vem se privilegiando nas escolhas e banimentos da temporada de primavera do DPC. Vem comigo!

ESCOLHAS

Lista de Picks Tour I DPC
Lista de Picks Tour II DPC

Como podem perceber, comparando as tabelas vemos uma crescente na preferência por Tiny e Death Propret: ambos os heróis geralmente abrem os drafts sendo escolhidos no 5, 6, 7 ou 8; isso ocorre muito por conta das suas flexibilidades de funções, já que Tiny está sendo usado como Hard Carry, suporte e na trilha do meio, enquanto a DP está sendo usada no mid, na offlane e até mesmo como suporte dedicado.

Hoodwink é outro herói que vem ganhando importância: se, na temporada passada, ele participou somente de 10,68% da partidas (89 partidas), nesta temporada já alcançou o topo da lista de escolhas; por mais que as mudanças em cima do herói tenham sido de equilíbrio, a maior mudança talvez tenha sido no mindset dos players, aproveitando melhor seu leque de habilidades que conta com um controle e um break na sua ultimate.

Hoodwink é um dos heróis do Dota que vem ganhando destaque no meta em 2022

Igualmente visado na temporada passada, Ember Spirit encabeça a lista de picks, com a principal mudança sendo nos seus punhos velozes que já não causa menos dano a creeps; agora, o herói farma com maior facilidade e até mesmo voltamos a acompanhar drafts onde é prioridade 1 de farm, com exemplos como Nisha, ILTW, Yatoro e Smiling Knight.

O herói também foi escolhido como suporte, com exemplos como Zfreek, MoOz e Matthew e até mesmo na off em uma oportunidade, na mão do raging-_-potato da Team SMG, na ocasião jogando a rota junto com KOTL em uma interação muito interessante entre as correntes de fogo, punhos velozes e a magia chakra.

Mesmo com tanta flexibilidade e percentual de escolhas, o herói não consegue emplacar um bom aproveitamento, tento vencido somente 9 das 24 partidas, pelo menos até o momento em que estou escrevendo. Preparei um gráfico com os heróis que estão tento melhor aproveitamento contra Ember, não necessariamente esses heróis são counters de Ember, mas apresentam uma tendência positiva no embate contra ele.

Um combatente que vem de retrospecto positivo contra Ember e é pouco comum de acompanharmos ele em nossa região atualmente é o Dragon Knight: as três vitórias vieram da China e do Sudeste Asiático (este com duas vitórias), uma vez no mid (Armel) e duas vezes na off (Yang e Faith bian).

Heróis mais efetivos contra Ember Spirit

Lista de banimentos Tour I DPC
Lista de banimentos Tour II DPC

Em relação aos banimentos, ainda há muita informação legada do patch passado, já que mesmo que estejam variando posições, as tendências são similares; as mudanças mais significativas foram no OD e no Batrider, com OD perdendo significância entre os banidos e Bat ganhando, muito por conta da mudança em sua shard e sua ultimate.

O meta ainda está se formando e é um processo que leva tempo, e assim heróis que combatem bem os atuais metas vão surgir e subir prioridades no draft, assim em um processo cíclico que envolve duais, itens, habilidades individuais de um player com determinado herói e outros aspectos do jogo.

Independente o caminho que o meta leve vou estar aqui com vocês acompanhando esse processo e trazendo informações para vocês!

Texto por: Refresh

Revisão: Vitor Santos

Rolar para cima