Dota 2: Taiga é dispensado da Leviatán após manipulação de resultados
O jogador profissional de Dota 2, Tommy “Taiga” Le, foi retirado do elenco da Leviatán depois de apenas um mês no time. A razão da dispensa é uma série de alegações envolvendo manipulação de resultados.
Taiga foi dispensado do time em 16 de abril, com a organização declarando no Facebook que a separação foi mútua, embora a declaração tenha deixado claro que as acusações cobraram seu preço. “Leviatán rejeita qualquer atitude antidesportiva e reforçamos nossos valores baseados na integridade”, dizia uma versão traduzida do post.
Agora, o jogador indonésio Kenny “Xepher” Deo substituirá Taiga, de acordo com a escalação de Leviatán na Liquipedia, para a partida EPL World Series: America desta semana.
Taiga deu meia-volta em sua decisão de fevereiro de 2024 de se aposentar do Dota competitivo depois de apenas um mês, unindo-se à organização argentina como parte de sua entrada no esporte em março . O time ainda não havia mostrado todo seu potencial, terminando em quarto lugar nas eliminatórias fechadas da América do Sul para o PGL Wallachia antes do jogador deixar o time.
A segunda saída de Taiga do Dota ocorre após pesadas alegações de manipulação de resultados de partidas do Dota 2 ao longo de sua carreira, que teriam ocorrido especificamente durante seu tempo na OG em 2022 e 2023. Ele também foi acusado de vazar conteúdo interno e informações de scrim (partidas de treino entre times profissionais) sob a ameaça de chantagem de um grupo de manipuladores de resultados russos conhecido como “Máfia 322”.
OG condenou originalmente as ações de Taiga após uma investigação independente própria, afirmando que a organização “manteve a neutralidade sobre o assunto sem provas substanciais em contrário” antes que a investigação fosse concluída. Depois disso, Taiga se uniu ao Bleed Esports, mas após resultados ruins, optou por anunciar sua aposentadoria das competições de Dota 2, começando a fazer streams na plataforma do Kick antes de retornar para o Leviatán.
Por enquanto, não está claro se Taiga se adequará a outra equipe competitiva de Dota 2, com o jovem de 25 anos retornando imediatamente ao Kick. Até o momento, nem a Valve nem qualquer organizador oficial reconheceram publicamente as acusações contra Taiga.
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: