Dota 2: próximo do ESL One Kuala Lumpur, Azure Ray perde metade do time

Após o The International, é comum que muitas equipes de Dota 2 se desfaçam ou percam um jogador ou outro, geralmente pensando nos próximos torneios. Agora, às vésperas do ESL One Kuala Lumpur, a Azure Ray anunciou as saídas de Somnus, Chalice e fy.

O time da Azure Ray entrou no Dota em maio com uma escalação construída em torno do lendário midlaner chinês Somnus, enquanto ele retornava ao jogo competitivo após uma pausa na carreira de cinco meses. Eventualmente, Chalice e Fy juntaram-se a ele nesta aventura, com todos os três jogadores concordando em abrir mão de um salário tradicional durante a temporada. 

Com esse núcleo e com o apoio de um conhecido investidor empresarial chinês, no caso o gerente geral da Volkswagen Hong Kong, Yang Yiqing, por trás deles, a AR foi formada a partir das cinzas da YBB Gaming, ao lado de Lou, 天命 e do treinador LaNm. Imediatamente após sua estreia, a equipe se tornou uma das principais candidatas fora da China, com um sétimo lugar no Bali Major rumo às Qualificatórias Regionais TI12, ocasião em que passaram por equipes como Xtreme Gaming e Invictus Gaming. 

Trio composto por Somnus, Chalice e Fy deixa a Azure Ray, com o time se reformulando às vésperas do ESL One Kuala Lumpur

Na TI12, a Azure Ray terminou em quarto lugar geral, levando para casa 185.898 dólares (cerca de 907 mil reais) e mostrando que a China era uma região mais forte do que muitos fãs esperavam na temporada passada. Porém, com a saída do trio, o futuro da equipe parece incerto.

Vale ressaltar que Somnus estava basicamente aposentado até a última etapa do Dota Pro Circuit e a equipe competia principalmente por diversão e emoções, então a comunidade já estava preparada para que qualquer coisa acontecesse com o trio de jogadores. 

Muitos fãs agora esperam que o trio siga junto para competir pelo Aegis em 2024, mas também estão observando que a maioria dos grandes times da China já embaralharam escalações pós-TI12, deixando apenas algumas opções como Xtreme Gaming e impedindo o retorno de organizações como Royal Never Give Up para a cena. O XG pode ser um local provável de aterrissagem, já que também foi fundado por Yiqing e o movimento entre organizações de propriedade semelhante não é incomum no Dota chinês.

Até o momento, nenhum detalhe sobre os motivos dessa mudança foi compartilhado, com a declaração pública da Azure Ray simplesmente listando as realizações da equipe desde a formação em maio, mencionando como a administração “lamenta ver a saída” e agradecendo por seus esforços. Porém, logo após o anúncio da saída do trio, a equipe também confirmou sua nova escalação com Xm, Xxs e XinQ.

Porém, não está claro como essa mudança na escalação afetará a capacidade de competição da equipe ou se resultará na substituição por uma equipe diferente no ESL One Kuala Lumpur 2023, que começa em 11 de dezembro. 

Ainda, vale ressaltar que Somnus, Chalice e Fy não se pronunciaram sobre permanecerem juntos na próxima temporada, embora maiores novidades possam vir nos próximos dias.

Siga a BTS Brasil no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: