Dota 2: problemas de visto afetam times da DreamLeague 21 e do TI12
O The International 2023 está cada vez mais perto, porém as equipes que atualmente estão na DreamLeague Season 21 já se preocupam com o mundial de Dota: devido ao tratamento de seus pedidos de visto, os jogadores Aybek “TA2000” Tokayev da Quest Esports e Kim “Gabbi” Santos da Entity perderão a primeira parte do torneio.
Dessa forma, ambas as equipes iniciarão o torneio com reservas: Ammar “ATF” Al-Assaf toma a posição de Gabbi na Entity, enquanto que a Quest iniciará o torneio com Indji “Shad” Lub.
Anteriormente, em 14 de setembro, TA2000 informou ao portal Dot Esports que havia viajado para a Indonésia para garantir seu visto para os EUA antes do The International 2023. Embora o jogador tenha escolhido um país com menor taxa de negação, os processos prolongados fizeram com que TA2000 ficasse no Sudeste Asiático por mais tempo do que o esperado, perdendo a DreamLeague Season 21.
Agora, espera-se que os jogadores possam voltar aos bootcamps de seus times após preencherem seus pedidos de visto, ainda que as preocupações sobre todos os participantes do TI12 continuem; vale lembrar que ao longo do ano, vários times tiveram dificuldades em grandes torneios após problemas com vistos, especialmente durante o Major de Berlim.
Dados os desafios que os jogadores não europeus podem enfrentar ao solicitar um visto para os EUA, parte da comunidade argumenta que a Valve precisaria intervir para garantir que ninguém fosse deixado para trás. Afinal, as recusas de visto não só teriam um impacto negativo na diversão geral do The International, mas já estão afetando outros eventos como a DreamLeague Season 21; o evento é mencionado pelo fato de que, além da premiação, também é uma excelente oportunidade para as equipes testarem umas às outras com apostas altas em jogo.
Outro ponto a ser mencionado é que, se o problema persistir, as equipes terão que agir rapidamente para encontrar substitutos adequados, já que existe uma quantidade limitado de jogadores de Dota 2 disponíveis que podem estar prontos num prazo tão curto.
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: