Dota 2: jogador da B8 é acusado de manipulação de resultados

Recentemente, outra suspeita de manipulação de resultados veio à tona no cenário de Dota: o offlaner ucraniano Funn1k fez uma publicação no Twitter na qual ele levantou algumas questões sobre a situação financeira da B8, sua ex-equipe.

Vale lembrar que a B8 foi bastante afetada pela guerra na Ucrânia, tendo que mudar suas operações para a América do Norte. Funn1k lembra que recebeu ajuda da equipe, decidindo ingressar nela por um período de seis meses como forma de agradecimento.

https://twitter.com/Funn1kDota/status/1691061600709468161

Em seu período atuando pela B8, Funn1k postou uma mensagem de cunho político em um fórum de Dota 2, na qual o jogador afirma que foi contatado pelo CEO da organização e por Dendi logo após sua entrada. Os dois pediram a Funn1k para retirar seu post, algo que o offlaner fez com ressalvas.

Posteriormente, na hora de receber seu pagamento, Funn1k foi informado de que “estava assustando os investidores e que não poderia ser pago naquele momento”, sob a justificativa de que deveria se acalmar e evitar fazer comentários online.

Dendi sorri para a câmera.
Dendi, jogador ucraniano atualmente na B8

Após uma série de eventos estranhos envolvendo o time da B8, com várias derrotas aparentemente inexplicáveis, Funn1k começou a questionar se a B8 era secretamente patrocinada por alguma organização russa. O offlaner ainda acusou a B8 de estar envolvida em manipulação de resultados, já que o próprio jogador não sabia explicar o desempenho do time em partidas oficiais; ainda, ele aponta que Denis “StoneBank” Korzh e Oleg “Lodine” Kvasha tiveram um rendimento ruim com desculpas que não pareciam convincentes.

Porém, vale lembrar que Funn1k possui certo histórico de fazer reivindicações exageradas, e assim muitos fãs de Dota desconsideraram as declarações que o jogador fez em seu Twitter, embora publicações no Reddit tenham levantado algumas dúvidas sobre tópicos que boa parte da comunidade tem curiosidade: entre elas, o fato de que a B8 permanece unida mesmo após não se classificar para torneios de grande porte, bem como não possui muitas vitórias em torneios de alto nível.

Dessa forma, alguns fãs especulam que a B8 tenha um investidor privado, já que não possui patrocinadores oficiais. Ainda, o fato da equipe ter expandido suas operações para o CS:GO enquanto permanece funcionando no Dota 2 reforça esta ideia, considerando que Funn1k também já acusou a equipe de “não pagar os jogadores do DPC e ser de baixa habilidade”.

Siga a BTS Brasil no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: