Dota 2: jogador da B8 é acusado de manipulação de resultados
Recentemente, outra suspeita de manipulação de resultados veio à tona no cenário de Dota: o offlaner ucraniano Funn1k fez uma publicação no Twitter na qual ele levantou algumas questões sobre a situação financeira da B8, sua ex-equipe.
Vale lembrar que a B8 foi bastante afetada pela guerra na Ucrânia, tendo que mudar suas operações para a América do Norte. Funn1k lembra que recebeu ajuda da equipe, decidindo ingressar nela por um período de seis meses como forma de agradecimento.
Em seu período atuando pela B8, Funn1k postou uma mensagem de cunho político em um fórum de Dota 2, na qual o jogador afirma que foi contatado pelo CEO da organização e por Dendi logo após sua entrada. Os dois pediram a Funn1k para retirar seu post, algo que o offlaner fez com ressalvas.
Posteriormente, na hora de receber seu pagamento, Funn1k foi informado de que “estava assustando os investidores e que não poderia ser pago naquele momento”, sob a justificativa de que deveria se acalmar e evitar fazer comentários online.
Após uma série de eventos estranhos envolvendo o time da B8, com várias derrotas aparentemente inexplicáveis, Funn1k começou a questionar se a B8 era secretamente patrocinada por alguma organização russa. O offlaner ainda acusou a B8 de estar envolvida em manipulação de resultados, já que o próprio jogador não sabia explicar o desempenho do time em partidas oficiais; ainda, ele aponta que Denis “StoneBank” Korzh e Oleg “Lodine” Kvasha tiveram um rendimento ruim com desculpas que não pareciam convincentes.
Porém, vale lembrar que Funn1k possui certo histórico de fazer reivindicações exageradas, e assim muitos fãs de Dota desconsideraram as declarações que o jogador fez em seu Twitter, embora publicações no Reddit tenham levantado algumas dúvidas sobre tópicos que boa parte da comunidade tem curiosidade: entre elas, o fato de que a B8 permanece unida mesmo após não se classificar para torneios de grande porte, bem como não possui muitas vitórias em torneios de alto nível.
Dessa forma, alguns fãs especulam que a B8 tenha um investidor privado, já que não possui patrocinadores oficiais. Ainda, o fato da equipe ter expandido suas operações para o CS:GO enquanto permanece funcionando no Dota 2 reforça esta ideia, considerando que Funn1k também já acusou a equipe de “não pagar os jogadores do DPC e ser de baixa habilidade”.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: