Dota 2: após cancelar Major, Valve anuncia torneio substituto
Recentemente, a Valve havia anunciado o cancelamento do primeiro Major da Temporada DPC 2021-2022. Embora o movimento já fosse esperado, a empresa não mostrou, num primeiro momento, uma alternativa que resolvesse a ausência de premiação e pontos DPC, embora eventualmente isso seria anunciado.
Após ouvirem o feedback das equipes e do público, a empresa se reuniu com equipes e organizadores de torneios, pra chegar em uma solução que fosse possível de se executar, e que fizesse sentido. Assim, chegou-se na realização de seis Finais Regionais.
As Finais Regionais do DPC 2021/2022 acontecerão em dois finais de semana, com três regiões jogando de 11 a 13 de fevereiro e as outras três jogando de 18 a 20 de fevereiro. Os 4 primeiros de cada região competirão em um torneio de eliminação dupla com um prêmio total de 100 mil dólares (cerca de 540 mil reais).
Em comunicado publicado no site de Dota 2, a empresa explica sobre a decisão tomada:
“Quando ficou claro que o agendamento de uma LAN com os requisitos adequados não seria possível dentro do cronograma, não nos sentimos confiantes de que qualquer alternativa teria um resultado positivo: adiar o major para uma data muito posterior tornaria injusto para os jogadores de equipes que mudam de elenco entre agora e então. A realização de um torneio online global resultaria em partidas em que a alta latência entre regiões distantes teria um impacto substancial na qualidade das partidas, afetando a integridade competitiva desses jogos.
Substituí-lo por torneios regionais ou bi-regionais eliminaria o jogo entre regiões que permite que equipes de regiões mais profundas ganhem mais pontos para a qualificação internacional. Em particular, os torneios bi-regionais podem resultar em situações em que uma região acima da média é punida porque foi emparelhada com outra região forte, e uma região fraca é beneficiada por ser emparelhada com outra região fraca”, diz o texto.
Com os novos torneios regionais, assim fica a programação:
11 a 13 de fevereiro de 2022: WEU, SEA, SA
18 a 20 de fevereiro de 2022: CN, EEU, NA
Cada colocação nas Finais Regionais será premiada com o seguinte:
1º lugar: 50 mil dólares + 250 pontos DPC
2º lugar 25 mil dólares + 130 pontos DPC
3º lugar: 15 mil dólares
4º lugar: 10 mil dólares
Maiores detalhes serão disponibilizados através dos organizadores de cada região.
Porém, este novo torneio ainda criaria uma situação em que cada região ganharia o mesmo número de pontos para se classificar para The International, foi revisitado o formato de qualificação para o torneio, que agora acontece da seguinte forma:
- As Qualificatórias de TI serão jogadas conforme planejado originalmente, com a melhor equipe de cada região se qualificando para o torneio
- O segundo e o terceiro colocado das qualificatórias de cada região competirão em um evento de LAN logo depois, antes do The International
- Dessas 12 equipes, o primeiro e o segundo lugar se classificarão para o The International 11.
- Como há mais equipes se classificando para o The International nesta temporada, o mundial contará com 20 equipes (dois grupos de 10) durante a fase de grupos. Quatro equipes serão eliminadas, e o Main Event continuará como nas edições anteriores.
Ainda segundo a Valve, as mudanças serão exclusivas da temporada 2021/2022, e foram feitas pensando em ajudar a equilibrar a qualificação, após qualquer possível discrepância de pontos do DPC que tenha sido criada pela ausência do primeiro Major.
A empresa também promete anunciar maiores informações sobre o segundo e o terceiro Major em algumas semanas, finalizando com a notícia de que o Patch 7.31 será lançado logo após o término das Finais Regionais.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: