A Associação de Jogadores Profissionais de Counter-Strike (CSPPA na sigla em inglês) lançou no último dia 31 de maio um programa que visa cuidar da saúde mental dos jogadores de CS:GO. O programa da CSPPA será feito conjunto com a We.Care, um serviço online da Dinamarca que oferece serviços de psicólogos que trabalham com questões esportivas.
A ação visa criar um espaço para que os jogadores possam falar de suas preocupações e auxiliá-los em sintomas como estresse e esgotamento mental por conta de viagens, jogos e demais fatores relacionados ao seu trabalho. O programa irá disponibilizar psicólogos para os membros da associação se consultar toda vez que quiserem ou precisarem.
“Quando se trata de problemas de saúde mental, os jogadores de CS:GO estão particularmente expostos a esses problemas por causa do estresse de nossos torneios ocupados e agendas de treinos. O programa será totalmente online e flexível de acordo com as demandas dos atletas”, disse STYKO, jogador da FPX e um dos membros do conselho da associação.
Linisha Palma, uma das fundadoras da We.Care, também falou sobre a parceria com a CSPPA:
“Os jogadores do CS:GO não são muito diferentes de outros atletas de elite em termos de como suas mentes desempenham um papel. Nossos terapeutas têm um histórico de esportes de elite que os torna capazes de realmente entender o tipo de pressão que os jogadores de CS:GO estão sofrendo”, disse em comunicado.
Em 2020, diversos jogadores conhecidos tiveram que pausar suas carreiras devido à problemas de saúde mental. Jogadores como gla1ve, Xyp9x e olofmeister são exemplos de atletas que deram um tempo para se recuperar mentalmente para seguir em alto nível.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos