Nas primeiras horas desta terça-feira (05/11), a Valve atualizou as suas regras de convites para grandes campeonatos. A partir de agora, a desenvolvedora proibiu convites específicos para times da América do Sul ou América do Norte em torneios de Tier 1.
Assim, a Valve enfatizou que as organizadoras de campeonatos Tier 1 devem convidar os times com base no Valve Regional Standings Global ou as listas da Europa, Américas ou Ásia, sem que hajam convites diretos para América do Norte ou América do Sul. Estas regiões serão englobadas juntas na região das Américas., conforme mostra o artigo 3.1.1.
O livro de regras, por outro lado, permite que as organizadoras usem um filtro adicional e convidem times da América do Sul ou América do Norte diretamente para campeonatos de Tier 2. Porém, a Valve explica que esta filtragem não pode ser feita visando times em específico, embora a escolha por gênero ou país seja permitida.
Conforme explica a Valve no mesmo livro de regras, campeonatos de Tier 1 sempre convidarão o melhor time do ranking na data de definição dos convidados. Ainda, as organizadoras devem convidar um total de 16 times do ranking para o evento principal ou seletivas e ter 8 times classificando via qualificatórias.
Um formato que explica essa regra da Valve será o utilizado pela ESL para a IEM Katowice e IEM Cologne: agora, a organizadora vai convidar 16 times (9°-24° no ranking) para a primeira etapa. Destes, 8 vão se classificar e se juntar aos outros 8 convidados, que vão do primeiro ao oitavo no ranking.
Na edição 2024 da IEM Cologne, realizada em agosto, a 9z foi convidada pelo ranking sul-americano da ESL, enquanto a Complexity entrou pelo ranking norte-americano. Agora, convites como este não serão mais permitidos em torneios Tier 1 a partir de 2025 com o ranking da Valve.
Rumo à 2025, a Valve reformulou totalmente o cenário competitivo. Agora, os torneios Tier 1 e Tier 2 fazem parte dos campeonatos Ranked, que devem seguir essas regras da desenvolvedora pois contarão pontos para o ranking oficial.
Já os torneios Unranked não precisam seguir regras de convites, porém a premiação de um campeonato unranked não pode ser de uma quantia maior do que 100 mil dólares. Além disso, a organizadora não pode pagar mais de 250 mil dólares no total de competições unranked que ela realizou naquele ano.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos