CS2: ESL Pro League terá formato semelhante ao usado no Major
A ESL anunciou, nesta última terça-feira (22/10), mudanças significativas para a ESL Pro League de 2025. A principal novidade é que a competição irá adotar o formato de seeding utilizado anteriormente no Major de 2019, visando melhorar a organização e competitividade.
Assim, o novo formato será aplicado nas duas etapas iniciais do campeonato, as quais contarão com 16 times em cada fase. Nessas etapas, as equipes participantes serão responsáveis por classificar seus oponentes com base em suas percepções de habilidade, o chamado Team Selected Seeding.
Esse sistema já foi utilizado antes, mais precisamente durante o IEM Katowice Major 2019. Assim, a ideia da ESL é conseguir garantir uma ordem mais precisa das equipes que irão integrar a próxima temporada da ESL Pro League.
Ainda, a ESL introduzirá o uso de Live Ratings para atualizar os rankings dos times após cada confronto, visando refletir de forma dinâmica o desempenho das equipes ao longo do torneio.
Por exemplo: se uma equipe de menor classificação vencer um adversário de posição superior, seu ranking será ajustado para refletir sua melhora de desempenho. Esse sistema de ratings substitui o tradicional método Buchholz, utilizado amplamente em torneios de CS2.
Como funcionará a “nova” ESL Pro League
A ESL Pro League contará com duas etapas iniciais no formato suíço, com todas as partidas sendo disputadas em séries MD3. Nesta primeira etapa, as oito melhores equipes avançam e se juntam com os oito melhores times do ranking da Valve.
Na sequência, esses 16 times se enfrentam em uma segunda etapa, na qual os oito melhores avançam para os playoffs da nova ESL Pro League, que será jogada a partir das quartas de final.
A primeira edição do torneio com as novas regras será a 21ª temporada, marcada para acontecer entre os dias 25 de fevereiro e 16 de março de 2025. A segunda temporada do ano ocorrerá entre os dias 23 de setembro e 12 de outubro.
Entre as equipes já confirmadas para a primeira etapa da ESL Pro League S21, estão paiN e MIBR, finalistas da ESL Challenger League 48 da América do Sul, bem como M80, NRG, FlyQuest, Sangal, Nemiga, Mindfreak e Housebets. Sete vagas ainda estão em aberto, devendo ser definidas nos próximos meses.
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: