CS2: Após polêmicas, Valve e BLAST proíbem o chamado Snap Tap

Em julho, a Razer anunciou o lançamento do Snap Tap, um modo disponível na sua linha de teclados Razer Huntsman V3 Pro, que já chegou causando polêmica por mudar a movimentação em jogos como CS2.

Após diversos comentários da comunidade, a Valve proibiu a função Snap Tap dos seus servidores oficiais, com a BLAST seguindo a mesma ação. O primeiro campeonato da organizadora onde os jogadores não poderão usar a tal utilidade é o Fall Showdown.

“Devido à recente atualização e postura da Valve, o BLAST não permitirá o uso do Snap Tap e SOCD ou assistentes semelhantes que produzam o mesmo resultado para Fall Showdown e todos os eventos futuros do BLAST”, disse um representante da BLAST à HLTV.

A proibição da BLAST veio pouco depois do posicionamento da Valve. Porém, a organizadora ainda não se posicionou sobre os binds de jumpthrow. Conforme dito bo livro de regras da BLAST, os scripts de jumpthrows são válidos, com a cláusula 11.7.1 do livro de regras apontando que “os chamados ‘jumpthrow’ scripts e binds são especificamente permitidos”.

Com a proibição da BLAST, ainda não possível saber como a organizadora vai realizar a fiscalização. A Valve possui um “detector” do Snap Tap, mas este só se faz disponível nos servidores oficias da desenvolvedora. As partidas de campeonatos da BLAST são realizadas em servidores de terceiros, que até o momento não tem acesso a esse “detector”.

Por enquanto, a ESL ainda não se pronunciou sobre o Snap Tap após a proibição da Valve. Porém, no começo de agosto, o ESL FACEIT Group afirmou que a função seria permitida nos seus campeonatos.

“As funcionalidades são de fato permitidas em nossos torneios, e embora estejamos monitorando a situação, não há mudanças para isso por enquanto”, disse Marc Winther, diretor do grupo.

Snap Tap: relembre o caso

O modo Snap Tap, disponível para os teclados Huntsman V3 Pro, permite que, ao pressionar duas teclas de direção em sequência, o aperto no segundo botão é registrado prioritariamente, interrompendo a ação do botão anterior. Num strafe, por exemplo, o jogador tem uma mudança de direção instantânea, sem que haja delay algum.

A função gerou grande polêmica dentro do cenário competitivo de CS2, com jogadores como Robin “ropz” Kool e Michael “Grim” Wince afirmando que essa função não deveria poder ser usada em campeonatos, pois dá uma vantagem ao jogador, e de acordo com o Grim é “definição literal de cheat”.

Siga a BTSBrasilTV no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: