CS2: analista Thorin sugere novo formato para o Major
Em publicação feita no Twitter ainda na manhã da última segunda-feira (26/02), o renomado analista Duncan “Thorin” Shields sugeriu alterações no atual formato dos torneios Major:
“Imagine um Major com um bom seeding, todas as partidas da fase de grupo sendo MD3, playoffs de dupla eliminação e final MD5”, escreveu o britânico.
O posicionamento de Thorin envolve duas das principais críticas da comunidade referente aos Majors nos últimos anos: o seeding adotado pela Valve, que utiliza o chamado Bucholz Score para medir a dificuldade dos oponentes enfrentados pelas equipes, e as partidas em formato MD1. Estas últimas, a propósito, vem sendo cada vez menos disputadas, com o Major utilizando o formato suíço desde o ELEAGUE Major Atlanta 2017.
O PGL CS2 Major Copenhagen, inclusive, será o décimo primeiro Major consecutivo a adotar tal formato, sendo que os playoffs do Major sempre tiveram oito equipes jogando um chaveamento de eliminação simples inteiramente em MD3, de tal forma que jamais houve uma final MD5.
Este formato MD5, obviamente, vai de encontro ao que que a própria Valve busca ao reduzir o número de rodadas no Counter-Strike 2. Simultaneamente a isso, a ESL, uma das maiores organizadoras de torneios da modalidade, também tem reduzido a frequência das MD5s em seus campeonatos.
Vale citar que o formato proposto por Thorin é bastante semelhante ao que tem sido utilizado pelas grandes competições de Rainbow Six: Siege, por exemplo. Em competições como o Six Invitational 2024, o mundial do FPS da Ubisoft, houve uma fase de grupos com partidas MD3, playoffs de dupla eliminação e final MD5.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: