CS2: Alegando contrato vigente, Legacy barra coldzera de disputar torneios
Poucos dias após fazer sua estreia pela RED Canids, Marcelo “coldzera” David se vê envolvido em um imbróglio jurídico: a Legacy, sua antiga organização, entrou em contato com organizadoras de torneios pedindo para que o jogador não seja liberado para jogar pela nova equipe, sob a justificativa de que ele ainda tem um contrato ativo com a sua antiga equipe.
De acordo com apuração do portal Dust2 Brasil, o qual teve acesso ao pedido enviado via email, a Legacy afirma que coldzera tem contrato até 9 de dezembro de 2024 e pede para que organizadoras não deixem o jogador participar de campeonatos até que a situação seja resolvida em um acordo ou na corte norte-americana. Ainda, recortes de imagens anexados no email mostram a assinatura de coldzera em um contrato com a 00NATION, que teve sua operação brasileira transformada na Legacy no ano passado, até a data supracitada.
No mesmo email, a Legacy afirmou que a Valve já está ciente e está trabalhando na situação. Ainda, a organização explica que o caso será apresentado em um tribunal do Estados Unidos e que coldzera será inscrito pelo time como sexto jogador em todos os campeonatos até a data do fim do contrato.
Do lado de coldzera, um movimento semelhante já havia sido feito também: em 18 de abril, uma nota da equipe jurídica do jogador afirmando que ele não tinha mais relação com a Legacy foi enviada à reportagem e a vários organizadores de torneio, incluindo a Valve. O documento possui assinatura apenas da advogada do jogador, sem mencionar a RED Canids e sem contar com a assinatura da Legacy.
Mesmo após serem procuradas pela reportagem da Dust2 Brasil, Legacy, RED Canids e a equipe jurídica de coldzera não se manifestaram até o momento.
Linha do tempo do caso
Além das alegações, o email da Legacy também relata de forma cronológica os acontecimentos com coldzera. A organização explica que no dia 25 de março, um dia após coldzera ter sido movido ao banco, ele foi “relembrado pela staff que todos os contatos oficiais e negociações deviam ser realizadas pela Legacy”.
Por conta de rumores do mercado de transferências, a Legacy afirma que entrou em contato direto com Felippe Corradini, CEO da RED, para lhe dizer que a negociação por coldzera devia ser feita pela staff da organização.
“Ele (Corradini) respondeu dizendo: ‘A RED Canids não está interessada em comprar nenhum dos jogadores da Legacy'”, escreveu a Legacy no email.
Posteriormente, a Legacy afirmou que no dia 24 de abril notificou a RED, lembrando que coldzera ainda tinha um contrato válido com a organização, e que todas ações teriam implicações na Legacy e a RED seria implicada legalmente. Logo depois, no dia 25 de abril, coldzera foi anunciado na RED Canids e também estreou pela Matilha ao enfrentar a BESTIA na ESL Challenger League S4 sul-americana.
Em 25 de março, a Legacy oficializou a ida de coldzera para o banco de reservas da equipe. Semanas depois, o jogador publicou que estava de fora da organização. A Legacy não fez nenhuma publicação sobre o assunto até o presente momento.
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: