O top 4 do campeonato se enfrenta presencialmente entre os dias 13 e 15 de agosto durante o evento Rio Innovation Week
Texto: José Victor “Jasam” Almeida
A Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos (FERJEE) divulgou informações sobre a terceira edição do campeonato de Counter Strike organizado pela entidade. O circuito é dividido em três etapas: duas classificatórias abertas, uma classificatória fechada e uma fase final presencial.
O torneio distribuirá 250 mil reais em premiações para os quatro primeiros colocados. Sendo que o primeiro receberá 155 mil, o segundo 50 mil, o terceiro 25 mil e o quarto 10 mil. A expectativa é que algumas das principais equipes de Counter Strike 2 do continente americano participem da competição, uma vez que sete convites para à Closed Qualifier (CQ) estão reservados para as melhores equipes do ranking das Américas da Valve. O oitavo convite para a CQ é destinado ao campeão da edição passada do Circuito FERJEE de Esports (CFE). Por conta dessa regra, a organização ODDIK, a atual campeã, já está confirmada entre os participantes da classificatória fechada.
Após a realização das etapas iniciais de forma on-line, os quatro melhores times da classificatória, além da premiação em dinheiro, garantem vaga em um playoff que acontecerá presencialmente no Rio de Janeiro. O jogos serão sediados dentro do evento Rio Innovation Week.
Financiamento e parceiros
O CFE é financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro. E também tem como patrocinadora a Light, empresa privada do setor de energia elétrica. As partidas das classificatórias abertas do campeonato serão realizadas dentro da plataforma de uma outra parceira da organização, a GamersClub. As inscrições para a primeira open qualify já estão abertas, enquanto as inscrições para a segunda começam no dia 5 de maio e vão até 6 de junho.
Cronograma e formato
Como já dito, o circuito inteiro é composto por três momentos que se iniciam no dia 17 de maio e terminam no último dia de evento presencial, em 15 de agosto. A primeira classificatória aberta está marcada para os dias 17 e 18 de maio. Por sua vez, a segunda classificatória rola nos dias 7 e 8 de junho. De cada open, se classificam quatro times, totalizando oito.
Na classificatória fechada é quando esses oito classificados se encontram com as oito equipes convidadas. A disputa pelo top 4 acontece entre 7 e 11 de julho. Por fim, a LAN com os quatro melhores times do CFE acontece entre 13 e 15 de agosto. Importante ressaltar que todas as etapas do Circuito FERJEE de Esports conta com transmissão ao vivo na Twitch.
Fala de autoridades
“O Circuito FERJEE de Esports é mais uma prova de que o esporte eletrônico tem enorme potencial de transformação social, econômica e cultural. É uma alegria ver o governo do estado, através da Secretaria de Esporte, apoiando iniciativas que conectam inovação, juventude e oportunidades. Apostamos no fortalecimento desse cenário, que movimenta talentos, gera empregos e posiciona o Rio como referência nacional no universo dos esports”, destacou Rafael Picciani, secretário de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro.
O Presidente da FERJEE, Cadu Albuquerque, ainda reiterou a importância do Circuito FERJEE de Esports para a cena de esportes eletrônicos do Brasil. “O CFE costumava ser parte do Circuito Estadual, mas seu crescimento acelerado fez com que dividíssemos para criar ainda mais oportunidades aos jogadores profissionais e casuais. Solidificando a presença e força da Federação não apenas no Rio de Janeiro, mas em solo nacional”, relembrou Albuquerque.
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e X e fique por dentro de tudo nos esports!