CS Summit: competição entra em sua fase final com ótimos jogos

Dia 30 de janeiro de 2021, sábado. Dia em que os semifinalistas do CS Summit 7 foram decididos em grandes partidas ao longo do dia, nas quais mais uma vez tivemos grandes equipes ficando para trás.

A Mousesports já tinha uma vaga definida nas semifinais após vencer a FURIA, mas precisava saber quem iria enfrentar. E sua equipe adversária veio de uma disputa entre Virtus.pro e Ninjas in Pyjamas, primeiro jogo do dia.

Jogo este que começou no mapa Mirage, escolha da NiP. E, quem assistiu viu um domínio da VP: vitórias seguidas nos rounds, com pontos esporádicos da Ninjas ao longo das disputas. Após o intervalo a situação mudou, com vitórias acontecendo de ambos os lados. Mas, a VP tinha um jogador em um ótimo dia: o russo Jame, que somou 28 kills (20 deles com a AWP), dano médio por round de 108.3 e rating 2.0 de 1.75. Tudo isso contribuiu com a vitória da Virtus.pro por 16×12, no final das contas.

No segundo mapa, Dust2, a alternância de vitórias nos rounds se seguiu, ainda que com algum predomínio geral da Virtus.pro, que escolheu o mapa onde a disputa acontecia. Novamente o russo Jame continuou fazendo uma ótima partida, somando 16 kills com AWP. Seu companheiro de equipe, o cazaque qikert, somou 26 kills e um rating 2.0 de 1.30, além de contarem com 6 assistências do jogador letão YEKINDAR. No final do mapa, 16×14 para a Virtus.pro, que garantiu o 2×0 e a vaga para a semifinal.

A segunda partida do dia aconteceu entre Fnatic e Cloud9, que começaram no mapa escolhido pela Fnatic, no caso Vertigo. Mas, a escolha parecia ter beneficiado o oponente: o tempo todo havia um predomínio da C9, que chegou a ganhar sete rounds seguidos. Quem ajudou nestes números foi o dinamarquês es3tag, com ótimos 25 kills, dano médio de 107.0 e rating 2.0 de 1.75. Ao final do combate na Vertigo, resultado de 16×6 para a Cloud9, que só precisava de mais um mapa para garantir um lugar entre os semifinalistas.

Porém, no segundo mapa veio o início da virada: no mapa Inferno, escolhido pela C9, o quinteto da Suécia reagiu e começou a ganhar rounds seguidos, ainda que a equipe adversária estivesse bem viva no jogo. Após o intervalo, porém, veio uma série de vitórias em sete rounds, desta vez da Fnatic. O sueco brollan garantiu 23 kills para a Fnatic, embora os jogadores es3tag e ALEX, da Cloud9, tenham dominado as estatísticas do mapa: 9 assistências do dinamarquês, 5 kills de AWP e 5 first kills dos britânico. Ainda assim, vitória da Fnatic: 16×10.

Para desempatar, um combate na Overpass. Que começou com a Cloud9 tomando a frente nas vitórias, ainda que a Fnatic não estivesse disposta a ceder barato a vaga na próxima fase. Quando o intervalo veio, o 8×7 para a Fnatic indicava que o jogo iria seguir equilibrado, o que não foi bem o que aconteceu: o time sueco passou a abrir uma vantagem maior, contra uma C9 que pouco podia fazer. 

Fechando o mapa e a conta, 16×9 para a Fnatic, com 30 kills e dano médio de 121.6 de KRIMZ, números que mostravam que o time estava realmente disposto a virar.

OG e Heroic fizeram a terceira e última partida do dia, iniciada no mapa Nuke. O mapa escolhido pela Heroic se mostrou uma boa escolha: embora logo no começo houve um empate em 3×3, o quinteto da Dinamarca começou a virar, garantindo a liderança até o intervalo da disputa. Após a volta do combate, a OG reagiu, vencendo rounds que poderiam diminuir a vantagem. Mas, não adiantou: 16×12 para a Heroic, que teve 7 assistências de stavn e 10 kills de AWP de cadiaN. Do lado da OG, 28 kills de ISSAA, ainda que não tenha sido suficiente para a vitória no mapa.

No mapa Inferno, opção da OG, a Heroic continuou liderando: 6×0 logo no início, dando poucas chances de reação para o time adversário. E continuou assim: quando o intervalo veio, a equipe dinamarquesa vencia por 12×3, o que talvez fez com que “relaxassem” na partida e a OG vencesse vários rounds seguidos que poderiam indicar um eventual empate ou over-time.

Mas, não veio: o 16×10 da Heroic garantiu a vitória na partida e o lugar na semifinal, com direito a 27 kills e dano médio de 109.3 de niko, bem como um rating 2.0 de 1.53. Do lado da OG, 5 first kills do britânico mantuu, única estatística em que seu time liderou no mapa.

Agora o CS Summit entra em sua fase decisiva, com Mousesports e Virtus.pro fazendo a primeira semifinal, às 10h. Depois, às 13h30, temos Fnatic e Heroic, com a grande final acontecendo às 17h, com os vencedores das duas partidas anteriores. Todas as partidas serão transmitidas pelo canal da BTS Brasil na Twitch.

Siga a BTS no Facebook, no Instagram e no Twitter para ficar por dentro de tudo no universo dos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: