CS Summit 7: Virtus.pro vence Fnatic e é campeã do torneio
E chega ao fim o CS Summit! Dia 31 de janeiro marcou o fim de um grande campeonato de CS:GO, que começou o ano de 2021 com partidas de alto nível. O último dia de janeiro viu ótimos combates pelas semifinais e pela grande final do torneio, que teve a Virtus.pro como campeã.
A primeira semifinal foi entre a Mousesports e a Virtus.pro, que vinham de boas partidas nas quartas-de-final. O combate começou no mapa Train, escolhido pela Mouse. Três pontos seguidos do time poderiam indicar um domínio do mesmo, certo? Errado: a VP diminuiu a vantagem e logo tomou a liderança com sonoros nove pontos seguidos, que resultaram no 10×5 que era visto até o intervalo.
No retorno, a situação continuou: apenas um ponto da Mouse e vitória da Virtus.pro, que fechou em 16×6 com 20 kills do jogador cazaque buster, bem como 11 kills de AWP feitos por um Jame que estava em um ótimo dia.
Prosseguindo, uma disputa na Dust2, escolha da VP. Que venceu parecendo estar jogando sozinha: 16×5 no mapa, abrindo vantagens difíceis de reverter (e que não foram revertidas de fato) ao longo da partida.
No final, vitória de 2×0 da Virtus.pro, que contou com 21 kills do jogador uzbeque SANJI, que também teve dano médio de 113.6. Continuando com os bons números, Jame anotou 10 kills com AWP e 3 first kills.
A segunda semifinal foi disputada entre Fnatic e Heroic, que iriam decidir quem iria enfrentar a Virtus.pro. Começando no mapa Mirage, escolha da Heroic, uma disputa equilibrada: até o intervalo, a Heroic vinha vencendo a maioria dos rounds, com algumas vitórias ocasionais de uma Fnatic que mostrava estar viva no jogo. Após o intervalo, uma virada: sucessivos pontos fizeram a Fnatic vencer por 16×14, com 26 kills do sueco JW, sendo 10 com AWP.
Para o segundo combate, o mapa Inferno, opção da Fnatic. Que já começou abrindo uma vantagem de 6×0, que viria a resultar numa virada da Heroic por 8×7 quando o intervalo chegou. Mas, o time sueco não iria vender barato a vaga na final, e tratou de vencer rounds seguidos para garantir a vitória de uma vez: 16×12 para a Fnatic e 2×0 na partida, bem como o direito de enfrentar a Virtus.pro na partida decisiva do título.
Neste segundo mapa, a estrela foi o dinamarquês stavn, da Heroic: 25 kills, 6 first kills, dano médio de 94.0 e rating 2.0 de 1.38.
A grande final, como dito acima, foi disputada entre Virtus.pro e Mousesports. Os mapas escolhidos foram Inferno (escolha da VP), Vertigo (Fnatic) e Mirage, mapa restante que só apareceria caso um terceiro combate fosse necessário.
E o combate na Inferno teve um equilíbrio digno de uma final: nenhuma equipe venceu mais do que quatro rounds seguidos no começo, com ambos alternando vitórias que deixavam o placar apertado o tempo todo. Vencendo bons rounds com uso da C4, a Virtus.pro garantiu a liderança na parada do intervalo por 8×7, o que indicava que o resto seria difícil.
A princípio, o embate seguiu da mesma forma: dois rounds vencidos por um time, três de outro, e assim sucessivamente. Mas, vieram cinco vitórias seguidas da VP que poderiam garantir o mapa, o que aconteceu. Conta fechada em 16×14 para o time do leste europeu, que precisava de apenas um mapa para ser campeão. E novamente Jame apareceu bem, com 24 kills no jogo, 17 deles com a AWP.
No mapa escolhido pela Fnatic para o segundo round, a disputa seguia com um placar próximo, o que talvez pudesse indicar outro 16×14, ou até um over-time. Novamente liderando por 8×7 quando o intervalo veio, a Virtus.pro contou com ótimas exibições de YEKINDAR e SANJI, vencendo oito rounds após o intervalo enquanto a Fnatic venceu apenas um: 16×8 para a VP, 2×0 na partida e o título de campeã do CS Summit.
Nas estatísticas, 24 kills de SANJI, empatado com YEKINDAR que somou 109.2 de dano médio, bem como 11 kills de AWP do russo Jame, de novo em boa partida. Do lado do time vice-campeão, 4 assistências de Brollan e 5 first kills de Jackinho no segundo mapa.
Com o título, a Virtus.pro ficou com o prêmio de 100 mil dólares, com a Fnatic levando 50 mil. A Mousesports ficou com 22,5 mil, enquanto a Heroic garantiu 17,5 mil dólares. Por terem ficado em segundo lugar em seus grupos, FURIA e OG ficaram com 5 mil dólares cada.
Todos os jogos foram transmitidos pelo canal de FPS da BTS Brasil, podendo ser vistos neste link para o canal. Siga a BTS no Facebook, no Twitter e no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: