Como o automobilismo virtual pode ser mais inclusivo que o real

Quando a pandemia de Covid-19 se iniciou, os esports tiveram um crescimento: a possibilidade de se assistir uma competição esportiva sem sair de casa, ou de participar da mesma sem sair de casa passou a soar mais atraente para muitos. Assim, a ideia de entrar numa corrida virtual se tornou uma diversão para pilotos profissionais e amadores.

Além do mais, o custo relativamente baixo faz com que as corridas de videogame ganhem mais adeptos. Mesmo um conjunto completo de um simulador saindo caro, ainda é menos do que um carro de verdade. Pietro Fittipaldi, piloto brasileiro que representou o Brasil nas últimas corridas de 2021 na F1, é partidário dessa ideia:

“A maior inclusão e necessidades muito menores em questão financeira fazem com que diversos apaixonados pelo esporte tenham nos esportes eletrônicos uma chance, mesmo que virtualmente, de competir no mundo do automobilismo”, diz Pietro Fittipaldi, que atualmente é reserva da Haas F1 Team.

Custo relativamente baixo dos simuladores, aliado ao isolamento causado pela pandemia, faz com que o automobilismo virtual cresça tanto quanto o real

Tal facilidade faz com que as equipes tenham vários pilotos à disposição: a equipe Kings of Asphalt (Koa), uma das maiores do automobilismo virtual brasileiro, reúne mais de 70 pilotos virtuais. E quem faz parte dela garante que a emoção da disputa é semelhante a uma corrida real:

“Com um controle de vídeo game você já consegue participar. Tirando o fato de que não estará dentro de um carro real, todo o resto da experiência é muito similar a das pistas físicas, incluindo o esforço físico, a necessidade de preparar o carro para a corrida e a emoção de cada etapa”, diz Fernando Albertoni, sócio da Koa. 

Maior competição de automobilismo virtual do Brasil

Em 2021, teve início o BTS Pro Sim Series, maior competição de automobilismo virtual do Brasil. Com mais de 150 mil reais em premiações, o evento se estenderá por 10 meses, nas modalidades Gran Turismo Sport, F1 e Forza Motorsport. 

A proposta de um torneio com várias modalidades é fazer com que ele seja tão inclusivo quanto possível, sendo que na prática acontecem duas competições de F1: uma para jogadores de PS4 e outra para jogadores de PC. 

E, para reforçar o nível competitivo e tornar o Pro Sim Series maior ainda, temos um nome conhecido das corridas: a Williams E-Sports, equipe virtual da famosa escuderia inglesa da F1, acelerando junto com outros grandes nomes das pistas virtuais.

Todos os finais de semana de corrida são transmitidos ao vivo no canal de automobilismo da BTS Brasil, com as transmissões podendo ser vistas novamente depois. Nas redes sociais é possível ver a agenda com os horários dos eventos, a mesma pode ser consultada no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Texto por Vitor Santos

Tags: