Comitê Olímpico Internacional cria Comissão de Esports para discutir mercado

Na última terça-feira (05/09) foi anunciada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a criação de uma Comissão de Esports oficial para discutir o mercado de esportes eletrônicos, afirmando que este é o “o último passo no apoio ao desenvolvimento de esportes virtuais dentro do Movimento Olímpico”. Ainda segundo o COI, este possui um “tremendo potencial […] para envolver novos públicos e oferecer novas oportunidades para atletas e fãs”.

A comissão recém-criada será presidida por David Lappartient, que liderou o Grupo de Ligação de Esportes do COI até a criação da nova Comissão e que também é presidente da União Ciclista Internacional, além de contar com nomes como Alban Dechelotte, CEO da organização de esports G2; Zeynep Gencaga, diretor sênior de jogos competitivos globais da Ubisoft; Shinji Namekawa, gerente de desenvolvimento de negócios globais da Konami, entre outros especialistas em esporte tradicional e eletrônico.

Thomas Bach, presidente do COI

“O COI acredita que os desportos virtuais têm o potencial de complementar e melhorar os desportos olímpicos tradicionais e que podem proporcionar novas oportunidades para atletas e adeptos participarem no Movimento Olímpico. Acreditamos que os esportes virtuais podem ajudar a promover os valores de excelência, amizade e respeito que estão no cerne dos Jogos Olímpicos, e que podem inspirar jovens de todo o mundo a se envolverem em esportes e a levarem estilos de vida ativos e saudáveis”, disse Thomas Bach, presidente do COI.

O COI ainda citou que vem reconhecendo o potencial dos esports há bastante tempo, como nas iniciativas Olympic Esports Week e a Olympic Esports Series, feitas recentemente. No entanto, vale lembrar que há anos o Comitê prioriza jogos que simulem esportes reais, como Tic Tac Bow para tiro com arco, Zwift para ciclismo, Gran Turismo 7 para automobilismo, entre outros simuladores semelhantes.

Siga a BTS Brasil no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: