BTS Pro Sim Series: GTZ vence no Japão e amplia liderança

Neste último final de semana, aconteceu mais uma rodada do BTS Pro Sim Series, na categoria F1 para PlayStation 4. Desta vez, a corrida foi no Japão, acontecendo no tradicional circuito de Suzuka.

A princípio, as equipes chegaram na pista japonesa vendo a GTZ liderar a tabela com 234 pontos, com a RAXA vindo em segundo lugar com 190. Fechando as primeiras posições, a SBV vinha com 157.

No treino classificatório, as equipes ponteiras da tabela dominaram, com a pole ficando na mão de PEDRAO2000. O piloto da GTZ marcou 1:25.599, contra 1:25.757 de Belini, que ficou em segundo. O piloto da RAXA inclusive chegou a liderar durante o Q3, mas bateu e não pôde melhorar seu tempo. Fechando as duas primeiras filas, tivemos Nelson, da GTZ, com 1:25.791, e LIONGARCIA, da KoA, com 1:26.178.

Chuva e mudanças de estratégia marcaram a etapa do Japão do BTS Pro Sim Series, na categoria F1 para PlayStation 4

A corrida começou com Belini assumindo a ponta debaixo da chuva que caía em Suzuka, com o piloto da RAXA ultrapassando PEDRAO2000 na primeira curva por dentro. Nelson caiu para quarto, com GEORGE12, da SBV, tomando a terceira posição. Fora isso, as posições permaneceram quase as mesmas, talvez por conta da chuva que dificultava a visão dos pilotos.

O tempo no dia da corrida fez com que as estratégias fossem mudadas, correndo o risco da primeira parada nos boxes ser adiantada, e fazendo com que uma segunda parada pudesse ser necessária. Na volta 24 (mais cedo do que o planejado), PEDRAO2000 fez sua parada e caiu para sétimo. Durante a volta seguinte, Belini parou nos boxes e caiu para quinto, saindo na frente do piloto da GTZ que agora estava em sexto. Assim, o chamado undercut (parar antes para levar vantagem) deu errado, e o piloto da RAXA continuou na frente de qualquer forma.

Com os líderes parando, a primeira colocação ficava com GEORGE12 da SBV, seguido por Nelson e ROLDAN, respectivamente da GTZ e da SBV. Na volta 30, um abandono de LIONGARCIA causou um safety car que poderia acabar com a estratégia de GEORGE12, que até então sinalizava que não iria parar nos boxes tão cedo. Mas, o piloto da SBV parou na volta 31 e voltou à frente de Belini, que já era segundo e não poderia passar devido ao safety car, o qual saiu na abertura da volta 33.

Durante a volta 45, GEORGE12 tomou uma punição de 3 segundos ao seu tempo de prova, o que poderia ameaçar sua liderança. Faltando sete voltas para o final, abrir uma vantagem confortável seria difícil, pelas condições climáticas e também por conta dos pneus. Na volta 50, Belini foi ultrapassado por guegs, da BGR, que também tinha uma punição e precisaria se esforçar para sustentar o terceiro lugar. Ainda na mesma volta, GEORGE12 tomou outra punição, o que praticamente fechava a conta para PEDRAO2000 vencer a corrida.

E assim aconteceu: PEDRAO2000 venceu, seguido por GEORGE12 e Belini, que assumiu o terceiro lugar com a punição para guegs no final. Com a vitória, a GTZ ampliou a liderança para 286 pontos, com a RAXA somando 228 agora. Depois, a SBV permanece na terceira colocação, agora com 206 pontos.

Agora, o BTS Pro Sim Series volta entre os dias 25 e 27 de junho, com a etapa de Homestead da categoria Forza Motorsport para Xbox. Os treinos livres acontecem na sexta-feira às 21h, enquanto que o treino classificatório acontece no sábado às 15. Em virtude do Grande Prêmio da Estíria de F1, a corrida acontece no horário das 13h30. Todas as etapas são transmitidas no canal de automobilismo da BTS Brasil, o BTSBrasilAV.

Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: