BTS Pro Sim Series: em corrida movimentada, Snow Schatten vence, mas BGR é campeã
Neste último final de semana, aconteceu mais uma etapa do BTS Pro Sim Series. Entre os dias 8 e 10 de outubro, aconteceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi, etapa final da categoria F1 para PC. E aqui você confere um resumo de tudo que aconteceu!
As equipes chegaram ao circuito de Yas Marina vendo uma disputa apertada pelo título de equipes: a BRASIL NO GRID RACING (BGR) chegou liderando com 457 pontos, enquanto que a Snow Schatten Esports vinha com 442. Considerando-se toda a pontuação da rodada, qualquer uma das equipes poderia sair dali com o título; bem distante das duas vinha a Kings of Asphalt (KoA) na terceira colocação, somando 246 pontos.
No treino classificatório, a Snow Schatten começou saindo na frente: pole de Felipe Sousa, que anotou 1:32.153 para sair na posição de honra. Em segundo, João Piana (BGR), que anotou 1:32.599 para mostrar que sua equipe estava ainda bem perto. Fechando as duas primeiras filas, tivemos Dynamo (equipe WW) fazendo 1:32.933 e ZooM (WILLIAMS) com 1:34.025.
Depois, na largada da corrida, Felipe Sousa manteve bem a liderança, enquanto que Felipe GIRO (também da Snow Schatten) subiu para quarto no lugar de ZooM. Pouco depois, na terceira volta, tivemos Sousa e Lucas Murno (WW) fazendo suas primeiras paradas, com João Piana (BGR) tomando a ponta.
Eventualmente, Giro assumiria a liderança, até que Sousa voltaria a ser primeiro na volta 13. Naquela altura da prova, os primeiros eram: Felipe Sousa, Felipe GIRO, Lucas Murno e Dynamo. Quanto aos concorrentes da BGR, João Piana vinha em sexto, com Kevin logo atrás em sétimo. Na volta 15, Giro fez seu pit-stop, caindo para sétimo. Na mesma volta, uma batida de Handicap (WILLIAMS) forçou a entrada do safety car virtual, o que facilitaria a vida da BGR; mas o safety car terminou logo em seguinda, não dando tempo para uma eventual parada antecipada.
Durante a volta 20, Sousa parou nos boxes, caindo para quinto e vendo João Piana assumir a liderança. Piana perderia a ponta para Felipe GIRO na volta 22, já que o piloto da Snow Schatten tinha pneus melhores. De qualquer forma, parecia que a estratégia da segunda colocada no campeonato era cansar a BGR tanto quanto possível, aproveitando-se de pilotos como Lucas Murno que seguiam no meio da disputa.
Um erro de Piana na volta 24 lhe custou a terceira posição para Felipe Sousa, enquanto que Murno já era segundo. Na mesma volta Kevin fez um pit-stop e colocou pneus médios, o que indicava que possivelmente ele não iria mais parar, além de Sousa ter ultrapassado Murno e depois Giro para ser líder. Seguindo as estratégias para enfrentar a BGR, Giro fez uma parada na volta 30, voltando na frente de Kevin.
Nas voltas 38 e 39, duas paradas importantes no pelotão intermediário: Lucas Murno colocou pneus macios na volta 38, ficando em quarto, enquanto que na volta seguinte Kevin colocava pneus macios também, o que indicava um erro de estratégia no uso dos pneus médios na parada anterior. Depois, na volta 41, Felipe Sousa fez sua parada seguido pelo companheiro de equipe, com a ordem passando a ser Sousa, Murno, Piana e Giro. Kevin anotou o melhor tempo da corrida na volta seguinte, o que poderia render um importante ponto extra na conta para o título.
Um lance decisivo para a disputa aconteceu na volta de número 46: Murno, Piana e Giro vinham em disputa tripla de posição, mas um erro de Piana fez com que ele e Giro batessem; com ambos de bico quebrado, um pit-stop extra era necessário, o que foi feito por ambos. Com as quedas de posição, o título seria decidido nas penalizações de Lucas Murno e Dynamo (6 e 12 segundos cada, respectivamente), além de Piana que tinha 3 segundos a serem adicionados em seu tempo de prova.
E assim, após 55 longas voltas, Felipe Sousa venceu, seguido por Lucas Murno e Kevin. Com o quinto lugar de João Piana (atrás de Giro), a BGR fechou a conta do campeonato de equipes, se sagrando campeã da categoria F1 para PC.
Agora, o BTS Pro Sim Series volta entre os dias 15 e 17 de outubro com a etapa de Suzuka, válida pela categoria Gran Turismo Sport para PlayStation 4. Os treinos livres acontecem na sexta-feira, 21h, enquanto que a classificação é no sábado, 15h. A corrida acontece no tradicional horário das 11h de domingo. Todas as etapas são transmitidas pelo canal de automobilismo da BTS Brasil, o BTSBrasilAV.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: