BTS Pro Sim Series: em corrida movimentada, Snow Schatten vence, mas BGR é campeã

Neste último final de semana, aconteceu mais uma etapa do BTS Pro Sim Series. Entre os dias 8 e 10 de outubro, aconteceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi, etapa final da categoria F1 para PC. E aqui você confere um resumo de tudo que aconteceu!

As equipes chegaram ao circuito de Yas Marina vendo uma disputa apertada pelo título de equipes: a BRASIL NO GRID RACING (BGR) chegou liderando com 457 pontos, enquanto que a Snow Schatten Esports vinha com 442. Considerando-se toda a pontuação da rodada, qualquer uma das equipes poderia sair dali com o título; bem distante das duas vinha a Kings of Asphalt (KoA) na terceira colocação, somando 246 pontos.

Etapa de Abu Dhabi da categoria F1 para PC teve uma decisão emocionante, com uma corrida decidida apenas nas voltas finais

No treino classificatório, a Snow Schatten começou saindo na frente: pole de Felipe Sousa, que anotou 1:32.153 para sair na posição de honra. Em segundo, João Piana (BGR), que anotou 1:32.599 para mostrar que sua equipe estava ainda bem perto. Fechando as duas primeiras filas, tivemos Dynamo (equipe WW) fazendo 1:32.933 e ZooM (WILLIAMS) com 1:34.025.

Depois, na largada da corrida, Felipe Sousa manteve bem a liderança, enquanto que Felipe GIRO (também da Snow Schatten) subiu para quarto no lugar de ZooM. Pouco depois, na terceira volta, tivemos Sousa e Lucas Murno (WW) fazendo suas primeiras paradas, com João Piana (BGR) tomando a ponta.

Eventualmente, Giro assumiria a liderança, até que Sousa voltaria a ser primeiro na volta 13. Naquela altura da prova, os primeiros eram: Felipe Sousa, Felipe GIRO, Lucas Murno e Dynamo. Quanto aos concorrentes da BGR, João Piana vinha em sexto, com Kevin logo atrás em sétimo. Na volta 15, Giro fez seu pit-stop, caindo para sétimo. Na mesma volta, uma batida de Handicap (WILLIAMS) forçou a entrada do safety car virtual, o que facilitaria a vida da BGR; mas o safety car terminou logo em seguinda, não dando tempo para uma eventual parada antecipada.

Durante a volta 20, Sousa parou nos boxes, caindo para quinto e vendo João Piana assumir a liderança. Piana perderia a ponta para Felipe GIRO na volta 22, já que o piloto da Snow Schatten tinha pneus melhores. De qualquer forma, parecia que a estratégia da segunda colocada no campeonato era cansar a BGR tanto quanto possível, aproveitando-se de pilotos como Lucas Murno que seguiam no meio da disputa.

Um erro de Piana na volta 24 lhe custou a terceira posição para Felipe Sousa, enquanto que Murno já era segundo. Na mesma volta Kevin fez um pit-stop e colocou pneus médios, o que indicava que possivelmente ele não iria mais parar, além de Sousa ter ultrapassado Murno e depois Giro para ser líder. Seguindo as estratégias para enfrentar a BGR, Giro fez uma parada na volta 30, voltando na frente de Kevin.

Nas voltas 38 e 39, duas paradas importantes no pelotão intermediário: Lucas Murno colocou pneus macios na volta 38, ficando em quarto, enquanto que na volta seguinte Kevin colocava pneus macios também, o que indicava um erro de estratégia no uso dos pneus médios na parada anterior. Depois, na volta 41, Felipe Sousa fez sua parada seguido pelo companheiro de equipe, com a ordem passando a ser Sousa, Murno, Piana e Giro. Kevin anotou o melhor tempo da corrida na volta seguinte, o que poderia render um importante ponto extra na conta para o título.

Um lance decisivo para a disputa aconteceu na volta de número 46: Murno, Piana e Giro vinham em disputa tripla de posição, mas um erro de Piana fez com que ele e Giro batessem; com ambos de bico quebrado, um pit-stop extra era necessário, o que foi feito por ambos. Com as quedas de posição, o título seria decidido nas penalizações de Lucas Murno e Dynamo (6 e 12 segundos cada, respectivamente), além de Piana que tinha 3 segundos a serem adicionados em seu tempo de prova.

E assim, após 55 longas voltas, Felipe Sousa venceu, seguido por Lucas Murno e Kevin. Com o quinto lugar de João Piana (atrás de Giro), a BGR fechou a conta do campeonato de equipes, se sagrando campeã da categoria F1 para PC.

Agora, o BTS Pro Sim Series volta entre os dias 15 e 17 de outubro com a etapa de Suzuka, válida pela categoria Gran Turismo Sport para PlayStation 4. Os treinos livres acontecem na sexta-feira, 21h, enquanto que a classificação é no sábado, 15h. A corrida acontece no tradicional horário das 11h de domingo. Todas as etapas são transmitidas pelo canal de automobilismo da BTS Brasil, o BTSBrasilAV.

Siga a BTS Brasil no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: