BTS Entrevista: Natália Zakalski, psicóloga

Alô fãs de esports e seguidores da BTS Brasil! Hoje temos mais uma matéria da seção BTS Entrevista! Semanalmente, traremos entrevistas com figuras ligadas aos games e aos esports, para que você saiba mais sobre os nomes conhecidos dos games e da internet em geral.

Hoje falaremos com a Natália Zakalski, psicóloga com passagens por diversas equipes de esports, como INTZ e CNB:

Primeiramente, se apresente para os que não conhecem seu trabalho: quem é a Natália dentro e fora dos esports, fale um pouco mais sobre sua formação em Psicologia.

Meu nome é Natália Zakalski, muitos no meio dos eSports me conhecem como Nati. Sou formada em Psicologia pela PUC-SP e tenho especialização em Psicologia dos Esportes pelo Barça Innovation Hub. Trabalho com eSports há cerca de 4 anos e atualmente sou docente no curso da PUC de Psicologia e Carreira nos eSports e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia dos Esportes Eletrônicos. 

Como surgiu a oportunidade de trabalhar como os esports?

Durante o último ano de formação, comecei a me interessar pela Psicologia aplicada nos Esportes Eletrônicos, já que gostava de games desde criança. Comecei a acompanhar as competições e surgiu essa ideia de trabalhar como psicóloga nesse meio. A partir disso, busquei contato com um psicólogo que já atuava em um time na época, conversei com ele e ele me direcionou aos estudos da Psicologia dos Esportes. Busquei um curso introdutório para ter contato com isso e lá, conheci um hipnólogo que atuava na CNB (time de LoL na época, em 2018). Conversamos e o time não tinha acompanhamento de um profissional da Psicologia. A partir disso, começamos a atuar juntos e iniciei meu trabalho na Psicologia dos eSports.

Para quem é da área de psicologia: como começar a trabalhar com esports?

Primeiramente, estudar um pouco a Psicologia do Esporte. Ela é a base para a nossa atuação nos eSports, então isso vai auxiliar muito nisso. Algumas coisas de Psicologia Organizacional podem ajudar também.

Buscar times universitários ou times tier 3 pode ser uma boa porta de entrada para alguém que está buscando iniciar carreira nos eSports. Existem muitas modalidades diferentes, então, há muitos times que estão necessitando de um acompanhamento e que podem um bom jeito de adquirir experiência e se inserir no ramo.

O método de trabalho da psicologia nos esports é muito diferente de trabalhar com uma equipe esportiva tradicional, como um time de futebol por exemplo?

Não é tão diferente. Mas posso estar falando com pouca experiência de causa, pensando no esporte tradicional, já que nunca atuei com uma equipe de esporte tradicional! Mas até onde conheço, a atuação em si não é diferente, o que realmente difere e isso é muito comum também entre modalidades esportivas, é o contexto. Nos eSports é importante entender o contexto dos jogadores, entender um pouco do jogo, para que a atuação seja mais eficiente – o que também acontece em esportes tradicionais, por exemplo, futebol tem uma contextualização diferente da natação ou do tênis. É uma questão de entender a modalidade em suas especificidades. Ao final, em todos, buscamos saúde mental e alta performance. 

Ainda sobre método de trabalho, há alguma diferença quando se fala de modalidades? Trabalhar com uma equipe de LoL e com uma de PES, por exemplo.

Acabei respondendo um pouco na questão anterior! Mas sim, mesmo dentro dos eSports, as modalidades são bem diferentes. No exemplo dado, podemos pensar que o LoL é um jogo necessariamente em grupo, sendo necessário trabalhar questões grupais. Enquanto isso, o PES pode ser individual ou em grupo, e devemos considerar isso quando estamos atuando na equipe. Outras coisas que influem no contexto, por exemplo: no PES, há necessidade do console atualizado da geração, fazendo com que as pessoas que jogam tenham condições financeiras para arcar com isso, enquanto que no LoL, o jogo roda em computadores que podem ser mais financeiramente viáveis, então, podem haver jogadores de classes sociais mais diversas.

Ao fim, é necessário conhecer e estar aberto a conhecer o contexto em que os atletas estão inseridos. Isso auxilia no contato, vínculo e aliança de trabalho que o psicólogo necessita fazer dentro de uma equipe.

Recentemente, discussões sobre saúde mental nos esports vem sendo frequentes; jogadores anunciando pausas na carreira ou até a aposentadoria vem sendo relativamente frequentes. Quais são os problemas mais comuns e como eles costumam surgir?

É difícil colocar problemas comuns assim, pois cada jogador é um jogador e tem questões muito individuais. A alta performance é um contexto que cobra muito dos atletas, tanto mentalmente quanto fisicamente. Pode-se ver também atletas de esportes tradicionais que relatam sintomas de depressão e ansiedade.

Podemos muitas vezes ver essa cobrança excessiva que leva a sentimentos de depressão e ansiedade, também nos eSports. Porém, há uma gama de questões que surgem a partir desse contexto que é difícil pontuar apenas alguma questão, considerando também a individualidade de cada um.

Ainda sobre saúde mental dos jogadores, o que pode ser feito para evitar este tipo de problema?

O acompanhamento psicológico é muito importante nesse contexto, não apenas para evitar problemas, mas para garantir a alta performance. O psicólogo que atua em eSports pode e deve trabalhar questões de saúde mental, mas seu principal objetivo é buscar performance do time. Se ele(a) identifica questões mais profundas de saúde mental, deve realizar o encaminhamento para o profissional clínico e/ou psiquiatra, a depender da situação. 

De modo geral, o psicólogos dos eSports vai buscar garantir a melhor performance com o maior nível de saúde mental. 

Recentemente, você compartilhou em seu Instagram uma publicação sobre a Associação Brasileira de Psicologia dos Esportes Eletrônicos (Abraspee). Poderia falar um pouco mais sobre a associação? Como foi o processo de criação/surgimento da associação, quais ações a mesma já fez ou pretende fazer, etc.

Claro! Estamos muito orgulhosos de ter feito a Associação acontecer, de verdade!

Eu, Claudio Godoi, Yan Cintra e Airini Bruna, todos psicólogos atuantes nos eSports, nos juntamos e tivemos a ideia de fundar a associação, com o objetivo de promover a saúde e performance nos eSports. Fundamos a Associação com a ideia de incentivar e desenvolver a Psicologia dos Esportes Eletrônicos, auxiliando os profissionais e estudantes a ter um direcionamento para essa atuação. 

Como é uma área muito nova, gostaríamos de auxiliar aqueles que estão entrando e se especializando para começar essa atuação, incentivando a melhoria da qualificação profissional. 

Queremos também auxiliar no desenvolvimento e divulgação de trabalhos científicos na área. 

Esse ano devemos divulgar as nossas próximas ações voltadas a esses objetivos. Muito em breve divulgaremos eventos bem interessantes. Como dizemos nos eSports: novidades em breve!

Considerações finais: sobre suas perspectivas pro futuro na carreira, algum desabafo que queira fazer, esse espaço é seu!

Agradeço muito o espaço para falar um pouco sobre minha carreira e sobre a Psicologia dos eSports. Fico muito feliz que cada vez mais esse trabalho está sendo divulgado e espero que em breve tenhamos diversos profissionais atuantes na área, com competência e qualidade de trabalho!

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Texto por Vitor Santos

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