Alô fãs de esports e seguidores da BTS Brasil! Hoje temos mais uma matéria da seção BTS Entrevista! Semanalmente, traremos entrevistas com figuras ligadas aos games e aos esports, para que você saiba mais sobre os nomes conhecidos do esporte eletrônico.
Hoje, temos uma conversa um pouco diferente: conversamos com três pessoas da Maycam Evolve, equipe campeã do ArenaOn CoD. Ch3lo (manager da equipe), Couti (jogador) e Vitin (coach da equipe), que falaram um pouco mais sobre a experiência de estar em um time meio brasileiro, meio argentino.
Primeiramente, apresente a equipe: quando ela surgiu, quem a criou, como foi a ideia de criar uma equipe de Call of Duty?
Ch3lo: A equipe tem jogado junta desde o início do Bo4 na Furious Gaming, onde receberam a oferta da Virtue Gaming, eles me pediram para ser seu Manager para ajudá-los com a transferência, depois de vencer toda a temporada na Virtue, decidimos tentar novos horizontes, e a proposta veio da Maycam Evolve, uma nova organização que nos interessou pela proposta. A Maycam é uma nova organização que veio muito forte nos últimos anos, estando presente em diversos jogos como CoD e Rainbow Six.
Quais são os jogadores da equipe atualmente, entre titulares e reservas?
Ch3lo: Os titulares são Jano, Couti, Zooner e Traix, juntamente com o nosso coach Vitin e nosso analista GxD Shady, e o nosso substituto Riidyng, alguém que está conosco desde o início.
Além da ArenaOn, quais outras competições a equipe já venceu?
Ch3lo: Nesta temporada, ganhamos os PlayOffs da ArenaOn Season 1, PandaPay, BTS Invitational, o torneio H3lltournaments do Chile, e continuamos competindo pelos primeiros lugares na South League da Argentina.
Quais os desafios de se manter uma equipe de esports no Brasil?
Ch3lo: Para uma organização Argentina é importante manter a equipe no Brasil, pois a competição da ArenaOn é a mais importante da Região, a de maior visibilidade, para que possamos em algum futuro poder competir na Europa ou melhor ainda, na América do Norte, onde é o polo de Call of Duty mundial.
Na pandemia de Covid-19, o isolamento dificultou a vida de muitas equipes na disputa de campeonatos. Quais os desafios de se manter um campeonato a distância, pela internet? É difícil manter o entrosamento do time?
Couti: Os desafios e as circunstâncias de jogar online exigem o dobro do esforço. Pois como todos sabem, o host é sempre do Brasil e inevitavelmente encontramos uma diferença de ping por sermos da Argentina. A equipe tem uma base muito sólida, tanto dentro quanto fora do jogo; união é algo que não nos falta. Há muito tempo que temos a mesma formação e isso se reflete nas atitudes da equipe.
Quais os desafios de ser um coach brasileiro num time com o elenco argentino? Além do idioma, quais barreiras são encontradas?
Vitin: Minha experiência como coach da Maycam Evolve não foi fácil, apesar de falar fluentemente espanhol, tive um pouco de dificuldade com o idioma, mas minha forma de ser coach foi mais prática do que teórica, o que fez com que os problemas iniciais de idioma não afetasse no meu rendimento, tivemos que trabalhar muito com o psicológico da equipe, como entendedor da área da saúde tive muito êxito neste aspecto, e foi onde mais me encaixei na equipe, porque a função de um coach é fazer com que seus jogadores consigam jogar no seu mais alto nível, fazendo com que tenham sintonia como equipe.
E o fator psicológico para uma equipe de alto nível é o principal ponto,para que eles possam usufruir 100% de sua gameplay, e tirar todo proveito dela. Juntos e sempre com respeito mútuo, conseguimos chegar aonde chegamos. O respeito e a união da equipe sempre foi o mais importante, e também a chave para nosso sucesso.
Falando agora do ArenaOn: como foi a experiência de competir no torneio?
Couti: A ArenaOn é a liga mais desenvolvida da América Latina há muito tempo, sem dúvida a que mais se aproxima do profissionalismo. E como amante da competição, é um prazer jogar no mais alto nível e ter as melhores rivalidades da América do Sul nesta entidade.
Quais equipes do torneio ArenaOn foram mais difíceis de se enfrentar, na sua opinião?
Couti: Nestes últimos playoffs, os rivais mais próximos, em nossa opinião, foram Virtue Gaming e Crazy Frogs; times com jogadores com experiência internacional, com participações em campeonatos mundiais, muita noção do jogo, etc.
Por fim, faça suas considerações gerais: sobre o cenário, suas perspectivas de futuro para as competições, algum desabafo que queira fazer, esse espaço é seu!
Couti: Nos últimos meses, o cenário gerou uma decolagem em relação ao quão linear seu progresso havia sido. Infelizmente, a pandemia limita a realização de eventos presenciais, mas ainda há um crescimento notável. Pontos positivos e bons sentimentos para o futuro. Não há muito mais a dizer, isso é tudo em termos gerais. Mas vemos o cenário competitivo de Call of Duty com uma constante evolução, principalmente na região LATAM.
E para você que gosta de Call of Duty, está acontecendo a segunda temporada do ArenaOn! As competições da Série A de CoD (categorias console e mobile) se iniciaram dia 20/04 e vão até 13/06. Todas as partidas são transmitidas no canal ArenaOn da BTS Brasil!
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos