BTS Entrevista: Alex Santos, coach de FIFA

Alô fãs de esports e seguidores da BTS Brasil! Hoje temos mais uma matéria da seção BTS Entrevista! Semanalmente, traremos entrevistas com figuras ligadas aos games e aos esports, para que você saiba mais sobre os nomes conhecidos dos games e da internet em geral.

Hoje falaremos com o Alex Santos, que tem uma extensa e premiada carreira como coach de FIFA:

Primeiramente, uma apresentação sua: fale mais sobre você, o que faz da vida, sua formação, quem é o Alex fora dos campos virtuais.

Bom, vamos lá: meu nome é Alex Santos, tenho 36 anos de idade. Hoje vivo profissionalmente somente de FIFA, sou pai de família, tenho 3 filhos e um casamento de 15 anos graças a Deus.

Como você começou a competir nos games?

A competição no mundo dos games começou por um acaso por uma fatalidade na real. Sofri uma lesão na coluna no trabalho e fiquei 3 anos afastado, e dali em diante comecei a jogar mais FIFA porque tinha mais tempo para praticar, e assim eu descobri que tinha um bom nível para jogar.

Muitos clubes tradicionais do futebol brasileiro investem no futebol virtual, vendo nele um nicho de mercado. Qual sua opinião sobre esse cenário? Acha que falta alguma coisa, que algo pode ser melhorado? Se sim, o quê, exatamente? 

Na realidade, no FIFA poucos times investem, falando de times que tem profissional de futebol. Seria interessante, sim, que grandes clubes entrassem nesse meio, mas parece que não é algo que eles tem em mente. Eu mesmo moro na baixada santista e o Santos em relação ao FIFA não se move muito, por exemplo.

Pensa ou já pensou em se arriscar no futebol de verdade?

Já pensei sim, na realidade eu jogava muito bem futebol desde novo, mas enfim, por algumas coisas da vida não consegui dar seguimento. Joguei várzea na baixada santista desde os 12 anos, então sim, tive e tenho muito envolvimento no mundo do futebol. Não a nível profissional, mas o futebol é presente na minha vida, inclusive fui várias vezes campeão na várzea de São Vicente como treinador. 

Falando em nomes: quais jogadores são suas referências/inspirações no cenário? Tanto no futebol virtual quanto no real, fique à vontade para citar quantos quiser!

No futebol real tenho inspirações em jogadores como Zidane, Ronaldo R9, Ronaldinho Gaúcho, dentre outros craques.

Na esteira da pergunta anterior, quais novatos no cenário podem surpreender, para você?

No futebol virtual acho que o nível hoje em dia está muito parelho no FIFA, ainda mais na nova geração. Mas aposto nos meninos que trabalham comigo, Crepaldi, Barreto. De outras agremiações tenho admiração sim, mas não posso dar ênfase em nomes em respeito a MGCF, a qual visto a camisa hoje em dia.

Tenho nomes de alguns que trabalham comigo ou próximos, que é o caso do Eduardo Raridade, do Fael e dentre outros nomes dentro da MGCF. Fora da MGCF creio que Edson, Nathan e Dudu, que são de outras agremiações mas podem sim se firmar, basta ter um acompanhamento mais específico.

Por fim, faça suas considerações gerais: sobre o cenário, sobre suas perspectivas pro futuro na carreira, algum desabafo sobre o cenário que queira fazer, esse espaço é seu!

Acho que o cenário de FIFA no Brasil vem se consolidando sim, ainda falta muita coisa de estrutura poucas são as equipes que investem pesado. Creio que uma valorização também seria importante no aspecto de salário, premiações, enfim, já que o FIFA é muito defasado em relação a outros esports que pagam muito mais. 

E na real não entendo isso, já que jogamos o esporte mais amado no mundo inteiro fico um pouco surpreso até do baixo investimento aqui no Brasil, de clubes como Flamengo, Corinthians, Palmeiras dentre outros gigantes nacionais não investirem nada nos esports como mencionei antes. 

Mas por exemplo: hoje sou o coach com mais títulos no Brasil e figurando dentre os melhores do mundo, moro na baixada santista, o Santos já teve time de FIFA e nunca me procurou nem para um contato então acho sim que falta interesse dos grandes clubes. 

Em contrapartida, as equipes que surgem no dia a dia vem se fortalecendo, mesmo caso da MGCF, CM SPORTS, a R10 que é do Ronaldinho Gaúcho, dentre outros. Essas equipes vem ganhando espaço enquanto os times nacionais não se movem.

Bom é isso agradeço pela oportunidade de me expressar, DEUS abençoe a todos!

Gostou do bate-papo com o Alex? Então segue ele no Twitter!

Siga a BTS Brasil no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: