Brasileiros garantem vagas no Global Esports Games 2021
O Desafio Cataratas do Iguaçu – A Tríplice Fronteira, torneio organizado pela Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE), terminou neste último domingo (24/10).
João “CSC_Jvictor”, representante do Ceará eSports no eFootball PES 2021, e Ronaldo “RonaldinhoBRR”, jogador de Street Fighter V, foram campeões em suas modalidades. O título garantiu vagas para ambos no Global Esports Games 2021, torneio mundial realizado pela GEF (Global Esports Federation) que acontece em Singapura no mês de dezembro. Além do lugar no mundial com todas as despesas pagas, os vencedores ganharam 2 mil reais cada na etapa nacional.
Para participarem do Desafio Cataratas do Iguaçu, os participantes enfrentaram antes uma seletiva online que classificou os quatro melhores para a etapa presencial, realizada em Foz do Iguaçu no Paraná.
Nos gramados virtuais do PES, João Victor enfrentou Guilherme “GuiFera99”, bicampeão do mundo na modalidade, na grande final. Em formato MD3, os dois adversários usaram a seleção da França, e quem se saiu melhor na primeira partida foi GuiFera, marcando um gol nos acréscimos para vencer por 3 x 2. O segundo confronto foi decidido nos pênaltis após empate de 2 x 2 no tempo normal.
O atleta do clube cearense defendeu todas as cobranças e venceu por 2 x 0, empatando a série. No terceiro e último jogo, João garantiu um placar de 4 x 1 para garantir o título e a vaga no mundial.
Após o título, João Victor comentou a estratégia usada no terceiro jogo, o qual teve três jogadores expulsos no segundo tempo:
“Eu tenho o hábito de parar bastante as jogadas. Como estava na reta final do jogo e com uma boa vantagem, utilizei isso para evitar contra-ataques e ficar com a defesa estruturada”, explicou o jogador, que também aproveitou para agradecer, principalmente, o apoio dos pais, que ficaram no Ceará na torcida pelo filho.
No Street Fighter V, Ronaldinho teve uma luta MD5 contra Eric “Chuchuzera01”, que terminou invicto na classificatória, como oponente na decisão. Ronaldinho, com o lutador Nash, não deu chances à Chun-Li do adversário e abriu a vantagem de 2 x 0 no começo. Chuchu até reagiu, mas Ronaldinho encaixou um ritmo agressivo e uma boa série de ataques para garantir a vitória, fechando a disputa em 3 a 1 e também garantindo a vaga.
As modalidades também tiveram definições de terceiro e quarto colocados: no eFootball PES 2021, Markston “MarkstonSE” venceu Douglas “J-D-L-M” para ficar com a terceira colocação; nas lutas virtuais, Diego “DARK” bateu Gustavo “GustC_” e terminou como terceiro melhor do torneio.
O Desafio reuniu outras atrações além dos torneios classificatórios para o mundial. No sábado (23/10), houve um concurso de cosplay e outras atrações para o público que frequentou o evento. No domingo (24/10), aconteceram também showmatches de CS:GO com equipes do Brasil e do Paraguai, além de disputas no jogo GTA V com os criadores de conteúdo e apresentadores Marco “Skorpion Gamer” e Stephany “stesereia”, atraindo a atenção do público presente e de quem acompanhou o evento virtualmente.
Paulo Ribas, presidente da Confederação Brasileiras de Games e Esports, comentou sobre o evento:
“Realizar o Desafio Cataratas do Iguaçu é motivo de grande alegria e orgulho para nós. Foram dois dias de evento com partidas de alto nível e muito entretenimento para o público que acompanhou presencialmente ou pelas transmissões que realizamos. Tenho certeza de que o Brasil será bem representado por nossos campeões de eFootball PES e Street Fighter no Global Esports Games 2021”, destaca Paulo.
O Desafio Cataratas do Iguaçu – A Tríplice Fronteira foi o primeiro evento qualificatório do Brasil para o Global Esports Games, campeonato mundial de esportes eletrônicos promovido pela GEF. A competição vai acontecer no mês de dezembro, em Singapura, e planeja acontecer em países diferentes a cada ano. A edição de 2022, já está marcada para acontecer em Istambul, na Turquia, com a sede de 2023 sendo Riad, capital da Arábia Saudita.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: