Time brasileiro perdeu as duas partidas da final por 2 a 1
Por Vitor Santos
Nesta última terça-feira (12/12) o Brasil foi vice-campeão da FIFAe World Cup de eFootball 2024, após perder para a Indonésia na grande final do evento disputado em Riade, capital da Arábia Saudita.
O time composto por GuiFera, Thiago Avaré e João Victor chegou à decisão depois de uma atuação sólida na Fase de Grupos e nos Playoffs, mas tropeçou na reta final e ficou com 15 mil dólares (aproximadamente 90 mil reais na cotação atual) pelo segundo lugar no torneio.
Em outubro de 2024, a FIFA havia anunciado o próximo jogo de seu torneio mundial, o eFootball, da Konami. Após o fim da parceria com a EA Sports, a FIFA eNations Cup passou a se chamar FIFA eWorld Cup, com os jogadores de todos os países participantes em cada modalidade jogando seletivas dentro do próprio eFootball para representar suas seleções.
Além do eFootball no console, também houveram disputas na versão mobile do simulador da Konami e no Rocket League, jogo de futebol de carros da Psyonix e distribuído pela Epic Games.
Representantes brasileiros e campanha do Brasil
No eFootball Mobile, o Brasil foi representado por Paulo Victor, vencedor do e-Brasileirão 2023 pelo Botafogo; no eFootball Console, o time canarinho teve GuiFera, bicampeão mundial e vencedor do Prêmio eSports Brasil 2019 na categoria Melhor Atleta de Futebol Virtual, Thiago Avaré, também ex-campeão brasileiro, e João Victor, também campeão do e-Brasileirão 2023, mas na versão console e representando o Santos, inclusive estando no mesmo time que GuiFera. No Rocket League, o Brasil foi representado pelo atual time da FURIA, que atualmente tem Yanxz, Lostt e Drufinho.
Na grande final do eFootball de console, o Time Brasil chegou forte após uma vitória sobre a Espanha na semifinal. A seleção espanhola vinha sendo um dos times mais vitoriosos da competição até então, com uma sequência de seis vitórias consecutivas.
Com o domínio inicial da série disputada em formato cooperativo (dois atletas jogando juntos em cada time) e em melhor de três partidas (MD3), o Brasil tomou uma virada logo na primeira partida, fechando a primeira disputa da série em 2 a 1. Na segunda partida, os brasileiros começaram sofrendo com a pressão dos adversários, com os indonésios marcando dois gols logo nos primeiros 20 minutos de jogo.
O time brasileiro até marcou um gol na segunda partida e diminuiu a desvantagem para 2 a 1, mas não conseguiu empatar a partida para levar pro tempo extra e tentar garantir um terceiro jogo.
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!