Países buscam estreitar laços e desenvolver setor de esports
Texto por Vitor Santos
A Arábia Saudita irá sediar em breve as primeiras Olimpíadas de Esports, e na esteira disso o país se reuniu com o Brasil nesta semana para discutir uma possível parceria entre os dois países no desenvolvimento do setor. O governo saudita foi representado pelo embaixador Faisal Ghulam, enquanto que o Brasil trouxe o Ministro do Esporte, André Fufuca (PP/MA) e o diretor de esporte eletrônico do ministério, Márcio Zuba de Oliva.
De acordo com o que informou o Ministério do Esporte, Fufuca destacou ao embaixador saudita o crescimento dos esports no Brasil, e que a pasta reconhece a modalidade como sendo de fato um esporte, a ponto de criar uma diretoria voltada ao setor.
“Pela primeira vez na história, temos uma diretoria específica para essa modalidade e a reconhecemos oficialmente como um esporte. Logo depois, o Comitê Olímpico Internacional também fez esse reconhecimento e anunciou os Jogos Olímpicos de eSports, o que ratificou a nossa decisão”, afirmou o ministro.
Do lado do embaixador Faisal Ghulam, este reforçou o interesse da Arábia Saudita em estreitar os laços com o Brasil no campo esportivo, de maneira mais ampla e geral.
A reunião entre os dois governos serviu também para selar um acordo no qual as equipes técnicas do Ministério do Esporte e da embaixada saudita seguirão com as tratativas para formalizar parcerias que visam impulsionar o desenvolvimento dos esports e outras modalidades nos dois países.
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!