Após polêmica, ESL proíbe uso do Snap Tap em eventos presenciais

Após uma série de polêmicas e discussões, a ESL FACEIT Group (EFG) seguiu o mesmo caminho tomado por Valve e da BLAST e também proibiu a utilização do Snap Tap em todos os campeonatos que fazem parte da ESL Pro Tour. A nova regra já passará a valer na ESL Pro League S20, que começará na terça-feira.

A novidade foi divulgada pela organizadora nesta quinta-feira (29/08). Em uma publicação feita no Twitter, a ESL escreveu: “Rumo ao próximo campeonato presencial da ESL Pro Tour, a ESL Pro League S20, anunciamos que o uso de Snap Tap, Rappy Snappy, SOCD ou assistentes similares que produzem o mesmo efeito não serão mais permitidos”.

Na sequência, a ESL escreveu que a proibição estará valendo para os campeonatos presenciais, já que os torneios da ESL Pro Tour são as grandes competições como IEM Cologne, IEM Katowice, IEM Rio e outros.

Por outro lado, em relação aos campeonatos online, a ESL diz que vai trazer uma atualização sobre a proibição do Snap Tap e outros assistentes futuramente. “Isso criará algumas inconsistências até que a detecção e as formas de aplicação entrem em vigor”, escreveu a organizadora.

Em 19 de agosto, a Valve anunciou a proibição do Snap Tap e de binds que incluam mais de uma ação de movimento no CS2 em partidas disputadas, exclusivamente, nos seus servidores. A desenvolvedora, inclusive, adicionou um detector do Snap Tap no CS2. No dia seguinte, a BLAST também proibiu a função em seus campeonatos.

O próximo torneio da ESL (e o primeiro da ESL Pro Tour com snap tap proibido) é a ESL Pro League S20, que vai ter as brasileiras FURIA, Imperial, MIBR e RED, além da sul-americana 9z. O torneio começará na próxima terça-feira e vai até o dia 22 de setembro, com premiação total de 750 mil dólares (4,2 milhões de reais). Os jogos da primeira rodada e a divisão de grupos já foram divulgados.

Snap Tap: relembre o caso

O modo Snap Tap, disponível para os teclados Huntsman V3 Pro, permite que, ao pressionar duas teclas de direção em sequência, o aperto no segundo botão é registrado prioritariamente, interrompendo a ação do botão anterior. Num strafe, por exemplo, o jogador tem uma mudança de direção instantânea, sem que haja delay algum.

A função gerou grande polêmica dentro do cenário competitivo de CS2, com jogadores como Robin “ropz” Kool e Michael “Grim” Wince afirmando que essa função não deveria poder ser usada em campeonatos, pois dá uma vantagem ao jogador, e de acordo com o Grim é “definição literal de cheat”.

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Texto por Vitor Santos

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