Anahy Couto fala sobre a importância do seu trabalho no MIBR: ‘Não existe performance sem saúde’
Uma das organizações mais tradicionais do cenário brasileiro de esports, o MIBR anunciou na recentemente a contratação da psicóloga Anahy Couto, que em 2023 foi campeã da Copa do Brasil junto do São Paulo. A profissional de saúde, que atualmente está no Corinthians, conversou com o ESPN Esports Brasil para falar sobre a nova empreitada, bem como sobre a importância da saúde mental nas competições.
“É encantador eu poder fazer parte de algo tão real na vida das pessoas e que cresce, que precisa tanto da parte mental, da parte emocional. Então eu sinto um chamado, sabe? Tenho um filho de 11 anos que joga, então eu vejo dentro de casa o quanto a saúde mental nos esports é fundamental”, comenta a nova psicóloga do MIBR, que também ressalta que “não existe performance sem saúde e não existe saúde sem saúde mental”.
Tendo como objetivo deixar os atletas que acompanha em seu cotidiano saudáveis emocionalmente para que consigam performar melhor, a psicóloga explica como serão feitos os trabalhos individuais e coletivos na sua nova organização:
“A parte individual vai ser entendendo como o atleta está, que eu chamo de check-up emocional. Fazendo esse check-up emocional, vendo pontos que precisam ser alinhados e equilibrados, porque não vamos partir de algo certo e errado, mas do autoconhecimento daquele atleta e aspectos que ele pode desenvolver. Então, quais são as habilidades emocionais dele que pode ganhar força e que disso ele pode se tornar mais forte como um competidor, como um atleta”, explica a profissional de saúde.
Ela completa apontando sobre o trabalho coletivo, que envolve entender o relacionamento entre os jogadores:
“Coletivamente, seria alinhar esses perfis, alinhar os valores de cada time, de cada elenco, junto com o seu coach e a sua comissão técnica. Desenvolver valores coletivos, comunicação, liderança e um ambiente apropriado para a performance. Esses relacionamentos, eles convivem muito e é uma troca diária ali, de emoção, de mentalidade, de hábitos, de estilo de vida. Identificar quando que um interfere no outro como realmente amigo, como parceiro de time, como colega de trabalho”, adiciona.
Ainda, vale citar que a experiência de Anahy Couto também vem dos esportes tradicionais: no dia 23 de setembro de 2023, a psicóloga ergueu o título de campeã da Copa do Brasil junto ao resto do time do São Paulo. Ao falar da conquista, ela lembra sobre como a experiência ajuda na nova jornada nos esports:
“Eu, como psicóloga, tenho esse valor de levar essa informação e de cuidar do atleta que está lá pra que ele tenha condições de executar todas as habilidades dele, que o emocional dele seja algo a favor dele e não contra, e não que atrapalhe. Essa experiência de dez anos que eu tive no futebol profissional do São Paulo, eu consigo hoje ter uma outra interpretação do que é intenso, do caminho das pedras, por onde ir, por onde não ir, a base que um atleta necessita para a performance”, aponta.
Hoje integrando a equipe de saúde do Corinthians, a psicóloga cuida integralmente das equipes de Counter-Strike 2 e Valorant do MIBR. A movimentação da organização, de acordo com a assessoria, “reforça o trabalho da organização no campo da saúde mental”.
Importância da saúde mental no esporte eletrônico
Dentro dos esports, com o passar dos anos se tornou cada vez mais comum ver as organizações anunciando reforços relacionados à área da saúde. Por outro lado, o investimento que já se provou benéfico por diversas vezes (tanto nos esportes tradicionais quanto nos esports), ainda está longe de ser o ideal para aumentar o nível dos profissionais.
“Para mim a base de tudo é você ter saúde. Saúde é poder. Saúde te dá autonomia, te dá escolhas, performance, então a gente está falando que saúde é muito mais do que ausência de doença. Se nós pensarmos em performance: o que é performance? É você estar ali, no seu melhor momento e conseguir fazer coisas que nem você sabia que podia fazer. Isso precisa muito da tua parte mental e da parte física e para isso você tem que estar com a mente limpa. Você tem que ter condições de se concentrar para aquilo, tem que ter essa disposição cognitiva. A saúde é a base para a performance, não vai existir performance se não existir saúde”, argumenta Anahy.
Ela conclui lembrando dos frutos que podem ser colhidos uma vez que há uma preocupação com a saúde mental:
“Porque depois, você treinar habilidades e conseguir desenvolver estratégias fica mais fácil. É como se você tivesse um terreno fértil e uma semente. Se esse terreno tiver bom, fértil, adubado e pronto para o plantio, qualquer sementinha que você colocar lá, a chance de germinar é muito maior. Diferente de você ter a melhor semente e colocar num terreno que não está bom, essa sementinha não vai brotar. Então, às vezes a gente investe sem ter essa base de saúde. A gente pode perder tempo ali e podemos ter um teto de crescimento, sendo que com o terreno, com essa saúde da mente humana, a gente consegue muito mais. Conseguimos transcender resultados e chegar nos lugares que a gente sonha”, finaliza.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: