5G: como a tecnologia pode ajudar os esports?
Por um motivo ou outro, uma boa parte da população brasileira ainda não tem acesso à internet, ou não tem acesso a uma rede de boa qualidade. Dessa forma, os investimentos em tecnologia 5G tem se mostrado promissores para contornar esse problema. E, naturalmente, todos os benefícios deste tipo de rede incluem também os jogos eletrônicos.
Com mais pessoas tendo acesso a uma boa conexão, mais pessoas poderão ter acesso aos jogos online, bem como os jogadores profissionais de esports terão a vida facilitada. Na prática, com mais jogadores ativos na rede, mais talentos podem aparecer eventualmente. Com o 5G não só a jogabilidade e interatividade dos jogos pode aumentar, como também a rapidez e qualidade.
Vale lembrar que, mesmo antes de começar a se falar em 5G, já haviam muitas equipes de topo nos esports com um ou mais brasileiros no elenco, com muitos deles deixando o país devido aos problemas de conexão citados anteriormente. Com esse investimento no 5G, mais equipes profissionais de esports poderão se formar no país, elevando todo o mercado nacional.
Um exemplo disso são as próprias operadoras de internet, que podem ver isso como um nicho de mercado: como mostrado nesta matéria anteriormente, a Mob, operadora de telefonia e internet do Ceará, patrocina e organiza eventos relacionados aos esports, bem como oferece pacotes específicos aos que são jogadores.
Dessa forma, jogos que já são sucesso de mercado podem explodir mais ainda; um exemplo disso é o Free Fire, que ganhou os usuários pela facilidade de rodar em qualquer celular. Com uma boa internet funcionando, a tendência é que o mercado envolvendo o battle royale da Garena aumente, por exemplo.
Outros títulos mobile como Call of Duty: Mobile, PUBG ou Wild Rift podem seguir nesta esteira, com ambos ganhando um espaço maior no mercado.
Ainda, grandes torneios internacionais podem se desenrolar em território brasileiro, permitindo que toda a indústria acabe crescendo de maneira mais rápida e dinâmica. Em outras palavras, se levar em conta o crescimento constante do esporte eletrônico no Brasil, o 5G é um investimento que só tem benefícios a trazer no futuro.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: