Magazine Luiza compra plataforma do Jovem Nerd
Foi anunciado pelo Magalu a aquisição do Jovem Nerd, uma das maiores plataformas multimídia voltada para o público nerd e geek do país. O investimento, que foi trazido a público nesta quarta-feira, 14/04, foi feito pensando no ecossistema digital da companhia, especialmente dos serviços MagaluAds e o Magalu as a Service. Com a negociação, a empresa se soma ao Canaltech e ao Steal The Look, que já fazem parte do ecossistema de conteúdo da rede.
O Jovem Nerd, criado há 19 anos por Alexandre Ottoni (Jovem Nerd) e Deive Pazos (Azaghal) é conhecido por produzir conteúdo sobre diversos temas, como cinema, quadrinhos, séries, games, história, ciência, internet e tecnologia, usando dos programas NerdCast, NerdOffice, NerdBunker, NerdPlayer e Nerdologia para isso. Atualmente, o canal do Jovem Nerd no YouTube com mais de 5,5 milhões de inscritos e cerca de 4 milhões de fãs nas redes sociais.
“A aquisição fortalece nossa marca, nossa plataforma e nosso alcance de conteúdo. É mais um importante passo no planejamento da empresa para a digitalização do varejo brasileiro. Do lado do Jovem Nerd, temos a força criativa focada em entretenimento, que é muito poderosa. Do lado do Magalu, é o entendimento em como transformamos isso em um negócio”, afirma Eduardo Galanternick, vice-presidente de Negócios do Magalu.
Negócio feito pensando em conteúdo autoral
Com a chegada do Jovem Nerd, os clientes do Magalu poderão ter informação, entretenimento, bem como ser auxiliados na decisão de compra. O conteúdo do canal também será integrado ao SuperApp do Magalu, com objetivo de ampliar o alcance e aumentar o tempo de uso e recorrência do aplicativo. Do lado da audiência do Jovem Nerd, a mesma poderá se beneficiar, especialmente, com a produção de um volume maior de conteúdos mais autorais em diferentes formatos, com novidades e mais interação.
“Do lado do Jovem Nerd, estamos trazendo uma vertical nova, com criação de conteúdo, inclusive a partir de propriedades intelectuais que a gente já tem, fora as que criaremos no futuro. Recentemente fizemos um financiamento coletivo que bateu todos os recordes na América Latina, com mais de 20 mil participantes e baseado em uma dessas propriedades intelectuais. Tivemos também um de nossos personagens – o Ozob – presente no game Cyberpunk 2077, o que gerou bastante repercussão”, Deive afirmou Pazos, o Azaghal, em entrevista ao site Canaltech.
“Enfim, o nosso objetivo será trabalhar publicidade e a jornada do consumidor, mas também abrir essa nova vertical de propriedades intelectuais e transformar isso em games, jogos de tabuleiro, séries, filmes, animação, live actions, etc. É trazer uma força criativa para o entretenimento”, completou.
Alexandre Ottoni diz que já havia uma relação entre o Jovem Nerd e o Magalu antes de qualquer acordo de aquisição:
“Antes mesmo das negociações, já tínhamos projetos criativos em discussão com o Magalu, na área de podcast, para educação orientada ao mercado, ao marketplace, ao recrutamento do Luiza Labs. Coisas incríveis que já corriam internamente E que agora, dentro de casa, poderemos potencializá-los com toda a nossa força criativa, com ideias novas, frescas e com potencial de atingir muita gente”, explica.
Um exemplo de produto que deve ter atenção especial já nos próximos meses é o Nerdcast RPG, bastante conhecido entre o público do Jovem Nerd. Antes, ele era exibido em episódios anuais, mas, a partir de agora, mais capítulos por ano estão sendo planejados:
“Antes, demorávamos três anos para uma saga terminasse. Agora, vamos contar essa história em menos tempo”, explica Pazos.
O vice-presidente de Negócios do Magalu ainda falou sobre o apoio para criação de conteúdo que o Jovem Nerd terá:
“A coisa que o Alexandre e o Deive mais queriam era tempo disponível para criar. E é nisso que o Magalu procurará apoiá-los. Oferecendo o suporte na parte comercial e de estrutura, para que eles foquem na criação”, reforça Galanternick.
Linha editorial não vai mudar
Assim como aconteceu com o Canaltech e o Steal the Look, a linha de conteúdo do Jovem Nerd também não mudará mesmo após a aquisição pelo Magalu. Com isso, todas as plataformas da empresa manterão sua liberdade editorial.
“Antes mesmo de começarmos as negociações, o próprio Magalu nos garantiu que teríamos total controle criativo e editorial. Eu e o Alexandre ficaremos por muitos anos a frente do Jovem Nerd. É um projeto de longo prazo e, claro, estamos sempre abertos às sugestões que possam ajudar a melhorar o que produzimos”, afirma Azaghal.
“Produzimos um vídeo para os nossos canais onde gastamos um bom tempo explicando isso: que continuaremos a ter total liberdade editorial. E repetimos isso de várias formas diferentes”, ressalta Ottoni.
“Produzir conteúdo de alta qualidade é o que veículos como o Jovem Nerd, o Canaltech e o Steal the Look sabem fazer. Nós, do Magalu, oferecemos nossa expertise em outros setores. Por isso nos complementamos tão bem. E para deixar outro ponto claro: jamais cobraremos pelo consumo de conteúdo. Não haverá paywall, nem nada do tipo. Tudo continuará como sempre foi, com o Jovem Nerd continuando a oferecer conteúdo gratuitamente”, conclui Galanternick.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: