Dota2: alterações nos rosters da temporada

Como era de se esperar, o adiamento na data para o The International 10 surtiu efeito direto nas equipes de Dota2 de todo o mundo, e uma das principais consequências foi a grande “dança das cadeiras” nos elencos.

O torneio que originalmente estava agendado para acontecer 18 e 23 de agosto de 2020 na Avicii Arena em Estocolmo, Suécia precisou ser adiado devido à pandemia provocada pela COVID-19. Assim, a Valve atrasou o evento provisoriamente para 2021 e mais tarde informou que aconteceria de 5 à 15 de agosto do mesmo ano. No entanto, devido a algumas restrições do governo da Suécia, a Valve anunciou que o torneio acontecerá de 7 a 17 de outubro na Arena Nacional em Bucareste, Romênia.

Edição 2021 do The International acontece na Romênia em outubro

O intervalo entre o Major Kiev e o TI é um horizonte sem grandes competições, ou seja, uma oportunidade para que as organizações possam replanejar algumas estratégias, analisar seu posicionamento de mercado e também analisar a equipe em si, o que pode gerar desligamentos e novas contratações. E em alguns casos, até mesmo uma pausa completa no projeto ou encerramento do mesmo.

Outros fatores que devemos levar em consideração nesse período são:

  • Uma equipe que não classificou para o TI pode querer mudanças no elenco, afim de torná-lo mais competitivo e alcançar melhores colocações na próxima temporada;
  • O fator acima, junto ao grande número de players livres no mercado gera grande movimentação nos esquadrões de Dota2;
  • Organizações menos robustas não conseguem manter seus jogadores em período de poucas competições, que são grande fonte de renda para manter o time;
  • Com a próxima temporada do DPC acontecendo somente após o TI, as equipes somam motivos para movimentar seus elencos ou até mesmo pausar seus projetos.

Perdeu alguma movimentação do mercado do Dota2? Vamos trazer aqui para vocês as principais transferências que aconteceram após as qualificatórias regionais:

CN

A última movimentação expressiva no cenário Chinês foi no mês de maio, com uma troca nos suportes dedicados: Xie “Super” foi para a Elephant e Ru “RedPanda” agora na Royal Never Give Up (RNG).

Vale lembrar que a região foi quem mais mandou equipes para o TI, com cinco ao todo!

SEA

No sudeste asiático, a Neon, equipe que encantou todos com o Dota agressivo jogado no Major Singapura, anunciou recentemente que o HC John Anthony “Natsumi-“ não faz mais parte da equipe. Ainda não se sabe do futuro do player ou quem vai substitui-lo.

A Omega Esports anunciou que se separou de toda a sua equipe e desejou sorte na carreira dos players que defendiam a camisa verde e azul. Bryle “cml”; Samson “Sam_H“;  Mark “Shanks“; Justine “Tino” e Mc Nicholson “Mac” estão livres no mercado para assinar com qualquer organização ou formar uma equipe independente.

Após a separação, Mark “Shanks” é um dos cotados para a vaga deixada por John Anthony “Natsumi-“ na Neon.

CIS

O leste europeu foi a região que mais teve movimentações nas equipes após as qualificatórias regionais, e talvez a mais emblemática tenha sido o anuncio da tradicional NaVi: após um desempenho insatisfatório nas eliminatórias para o TI 10, transferiu todo o seu elenco para o quadro de inativos.

Assim, Vladimir “No [o] ne“, Roman “RAMZES666“, Vladimir “RodjER” e Alik “V-Tune” seguem na equipe porém em inatividade. Antes desse anúncio o suporte dedicado Akbar “SoNNeikO” saiu da equipe, apenas 8 dias após ser anunciado!

Outro player da região que está na lista de inativos é o HC Kiyalbek “dream“; a AS Monaco Gambit ainda não anunciou seu substituto, porém pela Dota2 Champions League a equipe teve “ILTW” (da Team Nigma) como stand-in. A Gambit também rescindiu seu contrato com Albert “eine” (também conhecido como “yume“).

Novidades também na Virtus.Pro Prodigy: o roster de Dota 2 está temporariamente suspenso. Maksim “forcemajor“, Vladislav “dSa“, Ilyas “Celebrity” e o técnico da equipe Danii “Schelk” estão deixando o clube. Albert “alberkaaa” junta-se aos restantes jogadores. Os players adicionais para a escalação devem ser revelados antes do início da próxima temporada DPC.

Lembrando que a atual line-up da equipe principal é toda formado na Prodigy e o projeto tende a continuar, visto os bons frutos.

Outras mudanças a serem lembradas foram: Pela Team Unique, Andrii “Ghostik” e Nikita “Palantimos” foram substituídos por Artem “SpAce” (que estava na lista de inativos) e Uladzislau “Petushara“.

A Winstrike anunciou a saída de Maxim “re1bl” enquanto na B8 tivemos a saída de Aleksandr “Nofear“, nenhuma das equipes falou sobre o futuro dos players ou seus substitutos.

EU

Na Europa, uma grande surpresa: a Vikin.gg anunciou que se separou de toda sua equipe, incluindo o técnico Daniel “ImmortalFaith“. Dessa forma, Indji “Shad” Miroslav “BOOM“, Maurice “KheZu“, Adam “Aramis” e Melchior “Seleri” estão livres no mercado. Alguns players já anunciaram não há a ideia de manter a formação em uma organização independente.

Dino “dnz“, da Spider Pigzs, foi outro que anunciou sua saída, e agora está procurando outra equipe. Essa é a segunda alteração do time que subiu para a primeira divisão do DPC EU, a primeira sendo a saída do brasileiro “RDO“.

NA

Com as três principais equipes da região classificadas para o TI, poucas foram as mudanças, por hora, porém a formação de duas novas equipes chama atenção.

A antiga 4 Zoomers reformulou bruscamente sua line-up, que agora é formada por:

Pos1 – Jacky “EternaLEnVy

Pos2 – Nico “Gunnar

Pos3 – David “Moo”

Pos4 – Zakari “Zfreek” 

Pos5 – Jacob “Husky”

E os antigos membros da 4Z, aonde estão? A maioria, incluindo o coach, formaram um novo time, a TEAM TEAM:

Pos1 – Samuel “Sammyboy

Pos2 – Eric “Ryoya

Pos3 – Braxton “Brax

Pos4 – Francis “FLee

Pos5 – Michael “ixmike88” (antigo coach da 4Z e pro-player com passagem pela Team Liquid, retomando as atividades)

SA

Na nossa querida América do Sul aconteceram menos mudanças do que o habitual, porém todas muito marcantes. Começando pela Infamous que substituiu o HC David “Parker” e o icônico Mariano “Papita”, o argentino chegou como treinador em julho de 2017 e logo em seguida assumiu o papel de jogador. Para ocupar essa lacuna a organização peruana chamou Rafael “Sacred” (ex-Unknown) e Edward “Lumière” (ex – Hokori). E, para a vaga do “Sacred“, a Unknown chamou Isaac “Drakeel“, que estava na EgoBoys.

E por fim as transferências envolvendo os players brasileiros:

  • Pela NoPing, o Hard Carry William “hFn”, referência no país, deixou a equipe e cedeu espaço para Christian “Angel” (também conhecido como “Pakazs“) assumir a posição 1 da organização brasileira, que agora tem toda sua line-up estrangeira. “Angel” inclusive foi o grande destaque das qualificatórias sul-americanas para o TI 10, levando a Unknown para a disputa da grande final contra a SG e-sports.
  • Pela Binomistas, o offlaner Diego “Sexyfat” pediu um tempo para pensar em seu futuro e foi movido para lista de inativos. Em seu lugar, como stand-in, quem assume a vaga é Danylo “Kingrd”, que anunciou que está oficialmente fora da SG e-sports.
  • E para concluir as movimentações mais expressivas até o momento, temos mais um capítulo da novela envolvendo João “4nalog” e Hokori.
SA DPC Liga de Dota 2 on Twitter: "4NALOG ES EL NUEVO MIDLANER DE HOKORI  Tras la salida de Near, el equipo se encontraba en búsqueda de un nuevo  midlaner para su
Alterações nos elencos de Dota2 da América do Sul ficam marcadas pela novela entre Hokori e 4nalog

Em 09 de março a equipe anunciou o player como stand-in após ele sair da Crewmates, e dez dias depois a Hokori informou que Mr. Jeans estava assumindo a Pos2.

Em 23 de maio “4nalog” retorna como um player oficial da equipe, e no dia 31 de maio ele já se separa do time por não conseguir ir ao Peru, devido às medidas restritivas.

Acha que acabou por ai? No dia 12 de junho “4na” retorna para a Hokori e fica até o dia 26 de junho, data na qual ele e “Lumière” anunciaram sua saída do time.

Porém, essa novela tem mais um episódio: no dia 23 de julho “4nalog” e Hokori se acertam pela quarta vez em quatro meses e até então se mantém assim, mas ficamos no aguardo de cenas do próximo ato!

Importante salientar que nenhuma equipe classificada para o The International 10 alterou o roster que alcançou a classificação, até o momento.

Enquanto aguardamos o maior evento de e-sports do mundo, podemos ver algumas equipes do TI, como a SG, jogando competições regionais.

Não sabe aonde assistir? Calma, está tudo aqui: twitch.tv/btsbrasiltv!

Escrito por: Refresh

Tags: