Alliance acusada injustamente de trapaça e atualização das regras para treinadores
A comunidade está tomada por um grande debate após o lançamento de um vlog do bootcamp da Alliance; para quem assiste ao vídeo casualmente, é mais uma filmagem de bastidores e de conversas da equipe, porém os mais atentos se depararam com um fato que chamou atenção: é possível ouvir o novo treinador estratégico de Dota2 da organização, Peter “PPD” Dager, conversando com a equipe durante um jogo oficial do DPC EU contra a equipe da Brame na partida disputada no dia 04/05/2021, que a Alliance perdeu por 2×1.
Nesse vídeo você perceber as ligações de PPD com a equipe nos minutos 4:39 e 5:24.
Pouco tempo depois da discussão ter sido levantada em um fórum da comunidade de Dota2, grandes nomes do cenário começaram a se posicionar e criticar a atitude da organização. O capitão e fundador da OG, Johan “N0tail” Sundstein, talvez tenha sido o primeiro da expor sua opinião:
“Ter um treinador durante um jogo de dota nunca foi permitido.
0 respeito pelas pessoas que trapaceiam, a mesma coisa quando as pessoas usam macros e afirmam que “não é contra as regras” ou “ainda preciso saber quando usar”
L O L
Conceito mencionado para valve TI9
Eles disseram que não”
“Os trapaceiros são grandes ‘bobões'”
Porém, a Alliance está de acordo com as regras e não fez nenhum movimento ilegal. Aparentemente, os organizadores do torneio DreamHack e a ESL mudaram as regras após o Singapore Major 2021, para permitir que os treinadores conversem com seus jogadores durante o jogo, e só possam ver o jogo do ponto de vista de sua equipe.
Esta mudança foi comunicada antes da 2º temporada do DPC em um e-mail geral pelo organizador do torneio, mas de forma falha, pois nem todas as equipes estavam cientes da mudança. Pelo que ficou subentendido, a Alliance entrou em contato com o organizador do torneio para esclarecer a situação com antecedência.
Nikola “LeBronDoTa” Popovic, capitão e Pos5 da LVLUP, reforçou o recebimento desse e-mail e o contato com a organizadora para ratificar a interpretação do texto:
“Antes do início do DPC recebemos um email sobre a nova regra de coachs. Então, nós enviamos uma mensagem aos administradores da Dreamleague e eles confirmam mais uma vez que o treinador pode estar conosco no canal de voz. É engraçado que as empresas multimilionárias tenham perdido esta informação”
Para o CEO da OG, JMR Luna, o e-mail ficou demasiado interpretativo e vago:
“Para registro – Recebemos um livro de regras no início da temporada. Nos reunimos e conversamos sobre as regras. Algumas foram sinalizados porque criaram problemas. E a ALLIANCE fez parte dessa discussão. Isso NÃO estava no livro de regras. Este é um parágrafo extra em um e-mail
Ninguém sinalizou. Ninguém discutiu isso. E, claramente, todos nós perdemos isso. Incluindo equipes, broadcast (ou eles teriam construído histórias em torno disso). Todos sentiram falta, ou todos interpretamos de uma maneira muito diferente. Não 6 man dota”
Para evitar dúvidas. Este não foi um email intitulado “Mudando o futuro do Dota: introduzindo 6 man dota”. Este é UM parágrafo em um e-mail para os gerentes. Não é uma maneira de lidar com uma mudança dessa magnitude!
E com certeza. Existe uma diferença entre culpa e responsabilidade. Mas vamos ser honestos aqui … ok? As equipes falam o tempo todo e nós sinalizamos as coisas e as discutimos. Mesmo entre concorrentes. Falo com Secret e Nigma e aliança e Liquid e EG e Quicy … com bastante frequência. Vamos lá…
N0tail seguiu sua declaração anterior no Twitter, e reforçando o ponto de vista de seu CEO. E na ocasião foi respondido pelo HC da Alliance Nikolay ‘NikoBaby‘ Nikolov:
N0tail: “Também não se pode culpar a Alliance por seguir regras e verificar com a ESL, embora eu ache que eles poderiam definitivamente ter feito isso de maneira diferente e junto com o resto das equipes como costumamos fazer.
Mas por que coisas assim XD
A PRINCIPAL notícia !!! Precisa de melhor comunicação”
NikoBaby: “Você está nos chamando de maricas e trapaceiros, embora não tenha ideia das regras. Você é um grande exemplo de como um dos “maiores” jogadores dota devem agir”
N0tail: “O e-mail de repente vai para uma pessoa diferente, escrito abaixo: ‘Agora você pode trazer 100 pessoas para o seu discord durante o jogo’
Eu realmente acho que o procedimento normal seria atacar outro time e ficar tipo ‘você agora está jogando 6man dota também?’
Sim, ainda acredito que você acha que ninguém mais faz isso”
Outros jogadores profissionais, como Jonas “SabeRLighT” Volek e Samuel “Sammyboy” Anderson, também expuseram sua opinião em suas contas do twitter.
Como desfecho de toda essa situação, a ESL e a DreamHack publicaram uma atualização sobre as regras. Os organizadores voltaram atrás e, em todas as próximas partidas, os treinadores só podem falar com a equipe durante o draft. Eles afirmaram ainda que não informaram totalmente a Valve sobre essa mudança. Aparentemente, o novo conjunto de regras foi usado apenas no DPC EU e CIS, e não em outras ligas regionais.
Para quem quiser se aprofundar mais no assunto, recomendo as postagens de Sébastien “Ceb” Debs e Kurtis“Aui_2000”Ling, ambos aqui linkados.
Texto de Refresh Patch
Tags: