Você lembra de “XBOCT”? Campeão do primeiro The International com a NAVI e ex coach da mesma equipe, o jogador aposentado recentemente compartilhou suas experiências anteriores de treinar seu ex-time, durante uma transmissão ao vivo no Twitch.
Em 2018, o XBOCT voltou à sua antiga organização como treinador, ao mesmo tempo em que se reuniu com o ex-companheiro de equipe “Dendi”. No entanto, a equipe não conseguiu se classificar para o The International 2018 (TI8) após uma corrida decepcionante nas eliminatórias abertas.
XBOCT acha que a chegada de Lil se tornou a queda do NAVI em 2018
De acordo com cybersports.ru, XBOCT começou dizendo que o desempenho da equipe piorou após a chegada de “Lil” e a saída de “RodjER”, sendo o primeiro conhecido por sua toxicidade.
“Desde que Lil veio e RodjER saiu, tudo deu errado. Não havia mais como salvar a equipe naquele momento. [Pergunta: O que há de tão ruim em Lil?] As razões por trás disso são tão longas que eu poderia escrever uma tese apenas sobre Lil. É o básico dos relacionamentos. Quero dizer, ele jogou em muitos times. Ele não era o único problema, mas acrescentou ainda mais à situação [ruim] do jeito que estava.
Ele então falou sobre o elenco do NAVI 2018 em geral, dizendo que fez o possível para treinar o elenco ao mesmo tempo em que tentava se relacionar com eles, mas não adiantou.
“Isso é o que eu digo, como se eles fossem todos malucos, e eu sou bom. Não, na verdade eu também tentei ajudar por um tempo, tentei fazer um monte de coisas, joguei com eles o tempo todo, assisti replays, saí com os jogadores em todos os lugares. No entanto, quando vejo que [nada] acontece, fico tipo: “Sim, eu também estou fazendo merda”.
Ele então destacou que o clima dentro do time estava tão ruim na época que havia chegado a um ponto em que os jogadores do time nem queriam jogar com Dendi.
“Então, nos últimos dois meses, provavelmente estive sentado tão puramente assistindo aos replays, dizendo alguns erros, sem fazer nada além de minhas obrigações como treinador. No começo, tentei diretamente e conversei constantemente com cada um deles, com todos eles juntos. Eu realmente tentei resolver problemas, mas nem todos me deram feedback. E então, quando vi que todo mundo estava completamente fodido, eu disse: “Tanto faz, posso jogar Hearthstone 24 horas por dia, 7 dias por semana e aproveitar a vida também.”
[transcrições vi acybersports.ru, traduções via DeepL]
O XBOCT acabou deixando a organização após o TI8 Open Qualifiers e se tornou e segue como um talento de transmissão na cena do Leste Europeu (EEU).